Cultura Gaúcha

Cultura gaúcha

Cultura gaúcha

O povo gaúcho é um dos mais regionalistas do Brasil, o fanatismo pelo Rio Grande do Sul já é marca registrada das pessoas que nascem nesse estado. Os imigrantes do Rio Grande mesmo em outros estados conseguem representar sua origem, seja com os trajes típicos ou com os costumes marcantes do gaúcho.

Um dos costumes mais conhecidos do povo gaúcho é o hábito do chimarrão, que consiste em tomar uma bebida servida quente a base de erva mate. Os índios Guaranis já utilizavam a erva mate antes dos colonizadores espanhóis chegarem, na verdade, indícios mostram que os Incas já consumiam essa erva. O chimarrão, segundo alguns institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do sistema cardiovascular e do sistema nervoso e a erva mate é considerada por muitos, um alimento praticamente completo, pois contém quase todos os nutrientes que o corpo humano necessita.

Outro costume do povo gaúcho que nos dias de hoje virou um costume nacional, é o churrasco. O prato surgiu com os vaqueiros nos pampas, região pastoril de planícies que ocupa aproximadamente 63% do território do Rio Grande do Sul; como ficavam dias fora, a comida mais fácil de preparar com os ingredientes que eles tinham em mãos era o churrasco.

Por todo o Rio Grande do Sul é possível encontrar esses e vários outros aspectos da cultura gaúcha, o melhor mesmo é poder desfrutar da cultura gaúcha em um confortável hotel Porto em Alegre, só assim para conhecer todo o lado cultural que a capital cidade gaúcha pode oferecer, mas não deixar de lado todas as vantagens que a capital do estado pode agregar na sua viagem.