Nutrientes
% do Valor diário recomendado para crianças em 25gr do pó de Moringa
% do Valor diário recomendado para gestantes em 25gr do pó de Moringa
Proteína
42%
21%
Cálcio
125%
84%
Magnésio
61%
54%
Potássio
41%
22%
Ferro
71%
94%
Vitamina A
310%
162%
Vitamina C
22%
9%

Colheita da folha de Moringa

As folhas da moringa podem ser colhidas a qualquer momento uma vez que as árvores são estabelecidas. Para cultivar a Moringa de forma intensiva para grande produção, as plantas são cultivadas com espaçamento de 10 x 10 cm entre elas e cortadas de 15 a 30 cm acima do solo assim que atingem a altura de 1,50 metro aproximadamente. Podas de limpeza podem estimular a produção de folhas.

Em plantações intensivas, a Moringa pode ser colhida até nove vezes por ano. Para facilitar a colheita de folhas de Moringa em árvores já crescidas, corte a árvore inteira a uma altura de 1-2 metros do chão, sendo melhor durante o período chuvoso para que a árvore seja capaz de se recuperar antes da estação seca. Outros métodos de colheita de folhas de Moringa para árvores já crescidas incluem: cortar ramos selecionados (deixando alguns ramos para a próxima safra ou produção de sementes), contando-os pela metade.

Moringa

Moringa

Após a colheita, as folhas da moringa devem ser retiradas do caule. Durante este processo, as folhas danificadas ou descoloridas podem ser retiradas para ração animal ou para compostagem (Caules e ramos também podem ser usados como ração animal ou adubo). As folhas são então lavadas em água limpa ou solução de água sanitária muito fraca (1:100) para remover a sujeira e possíveis germes.

Secagem Folhas de Moringa

As folhas da moringa devem ser secas em uma área protegida da luz, para evitar a perda de vitaminas, e protegida de poeira e pragas para evitar contaminação. Se necessário, as folhas de Moringa podem ser cobertas por um pano fino ou mosquiteiros para ajudar a mantê-los limpas durante a secagem.

O processo de secagem deve ser concluído o mais rapidamente possível para evitar o crescimento de fungos. Caso apareça mofo ou bolor as folhas devem ser jogadas fora ou utilizadas para compostagem. Se a umidade do ar é alta, as folhas de Moringa devem ser espalhadas em camadas finas e ser reviradas com frequência; desidratadores, fornos, secadores ou ventiladores podem ser necessários em casos de extrema umidade ou para grandes produções. Quando as folhas de Moringa tornam-se frágeis e se quebram facilmente, elas estão secas e prontas para fazerem o pó.

Maneiras de secar as folhas de Moringa

1. Espalhe folhas de Moringa limpos em um pano dentro de casa ou outra estrutura protegida

2. Espalhe folhas de Moringa limpas em bandejas de suspensão feita com telas finas

3. Faça cachos com os ramos de Moringa e pendure no telhado ou em uma varanda com uma corda (similar a secagem de tabaco, pois este método, as folhas são deixadas no caule). Não deixe com que a Moringa fique exposta a luz solar.

Moagem das folhas de Moringa

As folhas secas de Moringa podem ser transformadas em pó usando um almofariz e um pilão, moedores de grãos (manivela ou motorizado) ou simplesmente esfregando as folhas secas contra uma tela fina. Uma vez que as folhas secas de Moringa foram transformadas em um pó, o pó de folhas é peneirado para remover todas as hastes restantes.

Armazenando do pó da folha de Moringa

O pó das folhas de Moringa deve ser. Armazenado. Em recipientes herméticos protegido de calor, umidade e luz. Se o pó das folhas de Moringa não for secado ou for armazenado de forma inadequada poderá incentivar o crescimento de fungos ou mofos, que podem causar problemas que vão desde desagradáveis até prejudiciais à saúde. Se o pó de Moringa for exposto ao calor ou a luz do sol, seu conteúdo de nutrientes será reduzido. O pó das folhas de Moringa pode ser armazenado por até seis meses, nas seguintes condições: limpo, seco em pó armazenado em recipientes herméticos, protegido da luz e umidade, e mantido abaixo de 24 ° C.

Usando o pó da folha de Moringa

O pó de Moringa pode ser adicionado a qualquer alimento ou bebida para aumentar suas concentrações de vitaminas, minerais e proteínas. Para indivíduos saudáveis, algumas colheres de pó de folha de Moringa pode ser adicionado a qualquer refeição para torná-la mais nutritiva. Como o conteúdo de nutrientes do pó das folhas da Moringa diminui quando expostos ao fogo, acrescente o pó depois que o alimento ou bebida for preparado, pouco antes de servir.

O pó de Moringa tem maior impacto sobre aqueles que são mais vulneráveis: crianças desnutridas, mulheres grávidas ou lactantes, crianças em idade de desmame, portadores de HIV / AIDS e idosos. Crianças desnutridas de 1-3 anos devem consumir três colheres (25g) de folhas de Moringa em pó por dia. As mulheres grávidas ou lactantes devem consumir seis colheres (50g) de folhas de Moringa em pó por dia.