Cuide do Seu Cabelo com Óleo de Argan

Óleo de Argan

Óleo de Argan

Os tratamentos para cabelo com óleo de argan se tornaram os novos queridinhos das mulheres, e dos salões de beleza, por sua eficácia na recuperação dos danos sofridos através de processos químicos e até mesmo do secador e da chapinha em nossas madeixas.

O óleo de argan é originado de uma árvore nativa do Marrocos, e estão dentre suas qualidades de recuperação capilar: hidratação profunda, maior maciez aos fios, brilho intenso, rico em ácidos graxos (como o linolênico) que são essenciais para nossa saúde, possui vitaminas A, D e E, além da ação reparadora e antioxidante. Existem vários tipos de aplicação desse produto, o que torna ainda mais flexível o seu uso, além de proporcionar diferentes tipos de finalizações para o cabelo.

Mais proteção para os seus cabelos

Mulheres que possuem aplique de cabelos naturais também podem receber o tratamento, já que as suas vantagens deixam os fios mais vistosos e com mais vida, além de aumentar a sua vida útil. O cabeleireiro Marco Antonio Biaggi, do MG Hair Design de São Paulo, fala sobre seu beneficio: “Quando o assunto é tratamento para o cabelo, o óleo de argan é um dos ingredientes com maior capacidade de hidratação”.

Além de agir na reparação, o óleo de argan, protege também os cabelos da umidade, sim isso mesmo, ele possui propriedades hidrofóbicas que repelem a água. Apesar de ser um super amigo dos cabelos das mulheres, ele não possui proteção aos raios UV, então é aconselhável aliar o uso de protetor solar capilar.

Vale lembrar que o ideal é aplicá-lo apenas da metade do comprimento do cabelo para baixo, pois, por se tratar de um óleo, ele pode entupir folículos capilares e ao invés de trazer benefícios, pode danificá-los deixando os fios engordurados.

Potencialize os resultados

Tratamento com Óleo de Argan

Tratamento com Óleo de Argan

Procure produtos que incluam o óleo de argan em sua composição para que você não erre na hora de aplicá-lo, como por exemplo, shampoos, máscaras de hidratação, reparadores de pontas e condicionadores e de preferência use-os em conjunto para maior efetividade de resultados. Algumas dicas para que você tenha maior assertividade na hora de escolher qual é a melhor forma de aplicar o óleo de argan:

As máscaras de hidratação com óleo de argan têm resultados superiores, pois fixam os nutrientes nos fios. Para os cabelos mais grossos o ideal é aplicá-lo toda semana, e os mais finos a cada 15 dias;
Procure por produtos que tenham no mínimo 10% do óleo para garantir o resultado esperado;
Como reparador de pontas ele é ótimo e ajuda a retirar aquele aspecto de ressecamento, se o uso for diário em cabelos cacheados, ficam ainda mais disciplinados e nos cabelos lisos, mais vistosos;
Uma boa dica é usá-lo para hidratar os fios antes de dormir, pois no dia seguinte os cabelos ficam mais comportados;
Se for fazer escova, pingue três gotas do óleo de argan nas mãos e espalhe pelos fios antes de usar o secador ou fazer chapinha, além de funcionar como protetor térmico previne danos causados pelo calor.

Outra dica que a cabeleireira Cris Dios, proprietária do salão de beleza Laces and Hair, em São Paulo, diz é o quesito coloração dos fios, consiste pingar algumas gotas do óleo na tintura dos cabelos: “Acrescentar algumas gotinhas do óleo de argan à tintura, antes de aplicá-la no cabelo, diminui a agressão aos fios e deixa as mechas mais brilhantes e macias sem reduzir a eficácia ou a durabilidade da química”.

4 Tipos de Aplicações Simples

Tratamento dos Cabelos

Nas aplicações caseiras ou nas mais diversas ocasiões, algumas pequenas sugestões podem fazer toda a diferença, já que esse produto permite uma série de maneiras de ser usado. Com o óleo de argan, para cada necessidade há uma solução simples e rápida, e o melhor, ele sempre ajuda a penetrar todas as vitaminas em seu cabelo:

  1. Aqueça o óleo de argan no micro-ondas (de acordo com o comprimento do seu cabelo, em média é o equivalente a uma colher de sopa), passe no cabelo e deixe agir por uma hora antes de lavá-lo;
  2. Pingue quatro gotas do óleo de argan em sua máscara de hidratação. Misture e passe nos fios limpos e úmidos e deixe 15 minutos no vapor da toalha quente;
  3. Com os fios limpos e secos, aqueça uma gota de óleo de argan nas mãos e passe no comprimento e nas pontas – acaba tendo a mesma função que o reparador de pontas;
  4. Ao usar o secador, chapinha ou enrolar os fios com o babyliss, coloque uma gota do óleo de argan nas mãos e espalhe no cabelo – vai funcionar como um excelente finalizador.