Cuidados Para Conservar o Colchão

Dicas e Cuidados para conservar o colchão

Dicas e Cuidados para conservar o colchão

Dicas e Cuidados para conservar o colchão

Passamos pelo menos um terço de nossas vidas dormindo, por isso é preciso ter muito cuidado na escolha e na conservação de seu colchão. Trata-se de um dos itens mais importantes para garantir uma boa noite de sono, dessa forma, é preciso ter cautela para escolher o produto mais adequado.

Importante ressaltar de que os colchões possuem vida útil, sendo de cinco anos para os de espuma e de dez anos para os colchões de mola. Porém, esse período pode ser reduzido caso a pessoa não tenha cuidados para conservar o colchão, e consequentemente, prejudicar a saúde e perder dinheiro, pois trata-se de um produto com um custo considerável.

Dessa forma, para conservar o seu colchão para que ele dure o tempo estabelecido pelo fabricante, é preciso tomar alguns cuidados, especialmente deixá-lo sempre em ambiente seco e ventilado, evitando que a espuma se transforme em habitat de bactérias, fungos e ácaros.

Por esse mesmo motivo, nunca forre com plástico ou papelão as ripas do estrado onde o colchão será disposto, já que esse espaço entre as ripas foi criado para que o colchão receba a ventilação adequada. Vale lembrar de que não se deve usar capas plásticas para forrar o colchão, pelo mesmo motivo.

Importante ressaltar de que para o colchão não se deforme e não tenha sua vida útil encurtada, ele deve ser usado somente para dormir. Dessa forma, não passe roupas sobre ele, não deixe que as crianças pulem em cima dele, entre outros.