Cuidados ao Se Utilizar Escadas de Fibra de Vidro

Primeiro vamos estabelecer o que é a fibra de vidro, como ela é fabricada e os cuidados que devem ser tomados ao se utilizar escadas de fibra de vidro.

Fibra de Vidro – O que é?

O material é composto por pequenos filamentos de vidro muito finos, que se juntam com a ajuda de alguns compostos como resina ou silicone.

A fibra de vidro pode ser utilizada na fabricação de diversos objetos, como capacetes, brinquedos, pias, escadas, entre outros.

Quando é tratada com algum metal pesado, como o cromo, pode se tornar tóxica. Porém, quando está na forma final, como a de uma escada de fibra de vidro, é considerada segura para o manuseio direto.

Fabricação de Escadas de Fibra de Vidro

Para a fabricação da escada de fibra de vidro é necessário que sejam seguidos alguns critérios e características específicas. Sua montagem segue as normas NBR ABNT 1010 a 1020 e ANSI A 14.5 de 1992.

O primeiro cuidado a ser tomado é verificar se a escada de fibra de vidro está dentro das especificações de fabricação. Algumas delas são:

  • Dimensões – As escadas de fibra de vidro podem ser extensíveis ou singelas. O comprimento do modelo extensível deve ser de 4 metros, no mínimo, quando fechada e 7,4 metros, no máximo, quando aberta. Quando a escada de fibra de vidro for do tipo fixa, deve ter 4,7 metros.

Na escada de fibra de vidro extensível a largura interna deve ser de 290 milímetros, no mínimo, e 330 milímetros, no máximo. Já a fixa, deve ter 320 milímetros de largura interna.

Em ambos os modelos de escadas de fibra de vidro, a distância de um degrau para o outro deve ser de 300 milímetros.

  • Peso – o peso máximo da escada de fibra de vidro fixa deve ser de 14 quilogramas e para a escada extensível deve ser de até 26 quilogramas.

Especificações técnicas da escada de fibra de vidro

  • Montantes isolantes, pintados da cor laranja e com proteção contra raios ultravioletas.
  • A pintura das laterais deve ser feita alternando as cores preta e amarela, começando de baixo para cima, até a faixa de 1,5 metros.
  • Os degraus devem ser de alumínio ou no formato cilíndrico ou com apoio reto, semelhante à letra “D”.
  • Corda de poliéster e catracas de alumínio nas escadas de fibra de vidro modelos extensíveis. Também deve possuir um batente de borracha que impeça que a parte móvel bata no chão quando reclinada.
  • Nos apoios deve haver capas de borracha para que a escada de fibra de vidro não derrape.

Quais cuidados tomar ao se utilizar a escada de fibra de vidro?

Até agora vimos algumas características das escadas de fibra de vidro e agora veremos alguns cuidados que devem ser tomados, especificamente, quando utilizar uma escada feita com fibra de vidro.

Após garantir que sua escada de fibra de vidro está dentro das normas técnicas de fabricação, você precisa tomar algumas medidas para que não tenha nenhum acidente.

  • A escada de fibra de vidro deve ser apoiada em uma parede firme e o chão onde ela ficará em pé deverá ser plano e estável. Caso o trabalho seja feito acima de 2 metros de altura, use o cinto de segurança.
  • Nunca coloque uma escada de fibra de vidro em cima de móveis ou apoios que faça a escada se movimentar.
  • Nunca suba além do penúltimo degrau da escada de fibra de vidro, caso necessite atingir uma altura maior, utilize um andaime.
  • Não se movimente na escada com as mãos ocupadas com algum objeto, sempre segure nas laterais quando for subir ou descer.
  • Quando apoiar a escada de fibra de vidro em uma parede, mantenha a base da escada afastada cerca de 80 centímetros da parede.
  • Sempre verifique se as sapatas de borracha nos pés da escada não estejam com algum tipo de dano e ainda estejam firmes contra escorregões.
  • Não pinte a sua escada de fibra de vidro quando esta ficar um pouco mais velha ou apresentar marcas de uso. Isso pode encobrir trincas ou falhas que podem levar a um acidente.

A escada de fibra de vidro é a mais indicada para serviços que necessitam de mobilidade e proteção contra eletricidade. Tem o custo um pouco elevado, mas seguindo os cuidados citados acima, terá uma vida útil longa.