Cuidados ao se Alugar Uma Van

Seja para passeio ou para compromissos, muita gente precisa alugar uma van e essa não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso alguns cuidados para garantir a segurança dos passageiros e o bom serviço prestado. Por essa razão separamos algumas dicas de grande importância, sobretudo para quem é responsável pela tarefa.

DERDepartamento de Estradas de Rodagem

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fiscaliza as empresas credenciadas, avaliando vários itens nos veículos que são usados para o transporte, no caso as vans. Por isso é importante sempre solicitar os serviços de uma empresa que tenha sido fisacalizada. O primeiro passo é verificar se a empresa tem convênio e quais as condições que ela estipula para o aluguel. Essa é uma tarefa que o próprio contratante terá de fazer, antes de fechar o negócio. Não tenha vergonha de perguntar, já que uma empresa séria irá prestar todas as informações necessárias.

O contratante pode exigir verificar as condições do veículo, levando em consideração o tempo de vida da van, as condições do motor e elétrica, os pneus e outros. O veículo deve estar em bom estado de conservação, com acentos confortáveis e espaço para manter os passageiros livres para fazer pequenas ações durante a viagem. As locadoras sérias mantém os veículos com a manutenção em dias e os contratantes podem se informar quando foi a última manutenção e quais os itens que foram revisados.

O motorista também deve ser “entrevistado”. Isso mesmo faça algumas perguntas para o motorista para avaliar como é seu humor e também suas credenciais. Se ele possui CNH de categoria D, que permite dirigir veículos que transportam mais de 5 pessoas, além de verificar se ela não está vencida. Ele também deve ter curso apropriado para esse tipo de transporte e a licença não pode estar vencida. Caso contrário se houver fiscalização, todos os passageiros terão poderão se frustrar quanto ao serviço.  A empresa também deve ter licença junto ao DER em dias.

As condições de segurança como cintos também devem ser verificados pelo contratante. Sem contar as condições, valores e demais encargos que podem surgir. Outro ponto a se levar em consideração, mas não é tão importante, diz respeito ao entretenimento dos passageiros, já que muitas empresas instalam aparelhos de som, vídeo para que a viagem fique menos entediante.

Obrigações do passageiro

Além do pagamento na data estipulada, os passageiros tem algumas obrigações, entre elas a pontualidade. Afinal, o serviço pode ser pago por hora e é importante chegar no tempo determinado. A maioria das empresas presam pela pontualidade nas situações em que o passageiro é deixado e depois a van retorna e também quando o motorista deve aguardar para retornar com os passageiros no ponto de origem.

As empresas exigem a documentação de todos os passageiros e por isso é preciso estar portando o documento de identificação, mesmo dos passageiros menores de idade. A documentação é exigida, bem como o número exato de passageiros, pois as vans não saem do ponto de partida com excesso de passageiros, não adianta se espremer, os motoristas não levarão um número acima da capacidade da van e não adianta insistir.