Cuidados ao Escolher a Creche

Quando os pais decidem que é a hora dos pequenos irem para a creche a escolha deve ser feita com bastante atenção. Os pais devem verificar a infraestrutura do lugar, os responsáveis e os funcionários. Além disso, berçário, playground com telas de proteção, brinquedos pedagógicos, biblioteca e outros quesitos são importantes a se avaliar ao escolher o local em que os pequenos ficarão quando os pais saem para trabalhar.

Segurança em primeiro lugar

Casinha de Criança

O estabelecimento deve oferecer proteção para as crianças e em todas as áreas. Veja se o playground dispõe de brinquedos seguros, principalmente com telas de proteção que oferecem segurança contra quedas. O número de funcionários deve ser de acordo com o de crianças, assim elas não ficam sem supervisão, principalmente nos berçários, já que bebês precisam de constante atenção. Os berços tem que ser individuais e limpos, por isso é importante visitar todas as áreas da creche.

Veja se as crianças podem entrar e sair sem serem notadas ou acompanhadas de estranhos e se desconhecidos podem entrar sem controle. As questões de limpeza são imprescindíveis, com chão, paredes, cozinha e outros lugares devem causar boa impressão. Com a indicação de outros pais é mais fácil escolher a creche, se possível faça perguntas a outros pais com filhos que frequentam a creche que você deseja colocar os seus.

Uma creche com proposta de pré – escola ou de cuidados

CrecheExistem basicamente dois tipos de creches, de acordo com o foco. A primeira refere-se aos cuidados, com foco no bem estar e nas questões biológicas, ideais para bebês, crianças que precisam de mais atenção e crianças com idades até dois anos. A segunda funciona como uma pré – escola, com foco no conteúdo escolar, ideal para crianças a partir de dois anos. Os pais devem analisar qual delas é mais interessante, mas escolher uma que tem um pouco das duas é a melhor proposta.

Independente do tipo do estabelecimento, uma boa creche oferece brinquedos pedagógicos e com possibilidade de interação com outras crianças. Também é importante que ela tenha uma proposta pedagógica de acordo com a idade dos pequenos, contudo a interação com crianças mais velhas, instrutores e demais funcionários será determinante para o aprendizado.

Pontos a serem levados em consideração

A localização é um ponto importante na hora de escolher a creche, principalmente nas cidades com mais habitantes. Veja se o caminho entre caso, trabalho e a creche são próximos e se os pais pegarão transito neste trajeto. Se os horários de funcionamento baterem com o horário de trabalho fica mais fácil, mas imagine se a distância for longa? Os pequenos ficarão além do horário e isso não é uma coisa boa. Além disso passar várias horas com um bebê chorando dentro do carro não é uma boa experiência, nem para os pais e para a criança.

Estudar o orçamento garante que o pequeno terá um bom aprendizado, já que algumas creches e berçários oferecem outras oportunidades, como educação bilíngue, atividades especiais e alimentação diferenciada, que acabam custando mais que uma convencional. Ao somar todas as despesas da escola e das atividades a conta pode ficar mais alta, sem contar o material.