Crianças com Seis Anos de Idade: Cuidado com os Dentes Primeiros Molares

Seu filho tem seis aninhos e eu tenho um alerta para você: os primeiros molares permanentes estão a caminho! Abra a boca da criança e perceba que um dente bem grande e robusto, diferente dos dentes pequeninos que você vê na boca do seu filho, está nascendo atrás do último dente de leite dele, tanto na arcada superior quanto na inferior de ambos os lados.

Não há motivo para desespero: geralmente nesta idade os primeiros molares permanentes nascem na maioria das crianças. É um processo silencioso, nenhum dente de leite cai para que o primeiro molar permanente apareça. Mas como um dente nasce sem o outro cair? O segredo desta mágica é revelado facilmente. Faça a simples conta: a dentição completa na criança é de 20 dentinhos de leite e no adulto, normalmente varia de 28 dentes até 32 dentes (contando os dentes do siso).

Os primeiros molares são dentes importantíssimos e seu filho, por mais que tenha boa vontade, ainda não tem coordenação motora suficiente para escová-los da maneira correta.  Eles estão mais susceptíveis às cáries, uma vez que são dentes jovens na boca e possuem esmalte ainda imaturo. Portanto, vale seguir alguns conselhos: redobre a atenção com estes dentes, supervisione a escovação do seu filho e é claro, procure um cirurgião-dentista.

Até mais!

Dra. Thaís Borguezan

Sobre a autora: Dra. Thaís Borguezan é cirurgiã dentista formada pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.

Para encontrar mais informações sobre a Dra. Thaís Borguezan clique aqui.