Cordoalhas – O que são?

Cordoalhas são “cordas” feitas de arames de aço, porém com distinções a respeito do cabo de aço propriamente dito. Sua formação é muito mais simplista do que nos cabos de aço, o que a torna um cabo com muito pouca flexibilidade. Nos cabos de aço, temos 6 pernas que torcidas em forma helicoidal em cima de uma “alma” formam o cabo, já na cordoalha não existem pernas mas tão somente os arames torcidos em cima de um outro arame central, formando a cordoalha.

As cordoalhas geralmente são utilizadas em tirantes, para fins da construção civil em concreto, para fins de eletrificação e para a agropecuária (em currais). Seu acabamento padrão é o galvanizado/zincado, onde possui classificação perante a quantidade de galvanização aplicada.

Hoje existe um padrão de fabricação de cordoalhas, onde as mesmas são fabricadas com arames nas formações: 1×3, 1×7, 1×19 e 1×37. Não fogem muito destes números, podendo as mesmas ainda serem recobertas com uma camada de PVC para maior proteção.

As cordoalhas são fabricadas a partir de arames de aço que podem possuir as classificações: SM (média resistência), HS (alta resistência) e EHS (extra-alta resistência).