Diferente da planilha de gastos, esta planilha possui o objetivo de se controlar a entrada e saída de capital e de verificar onde está sendo gasto o dinheiro e assim a situação financeira fica em ordem.

A parte financeira de uma empresa ou de uma casa é de suma importância, pois o dinheiro deve ser administrado de forma que se pague todas as contas, manter as necessidades do dia-a-dia e ainda se possível fazer uma poupança para futuros sonhos ou investimentos e para isso é de suma importância que se faça um planejamento financeiro e ter um instrumento para o controle de suas finanças.

Mas para muita gente este tipo de missão é muito difícil, pois diversos fatores dificultam este controle: gastos com coisas que poderiam esperar mais um pouco, dívidas imprevistas, fazer planos com dinheiro que pensava que iria vir e não vem, enfim, problemas que devem ser administrados e para ajudar nesta tarefa há um tipo de planilha que pode ajudar esta empreitada.

A planilha de controle financeiro tem a vantagem de se organizar todos os tipos de gastos e entrada e saída de capital. Apesar de ser um tipo de planilha geralmente usada por empresários e gerentes, pode ser usada até por donas de casa, pois uma residência precisa de controle financeiro para passar todo o mês sem sufoco.

A planilha de controle utilizada por empresas possui diversos recursos que facilitam a análise financeira, como relatórios e gráficos, que são gerados por dados que são escritos nestas planilhas e com todos estes dados, o gerente ou empresário pode tomar decisões que garantam que sua empresa prospere de forma contínua e com solidez.

As planilhas podem ser feitas de duas maneiras: através do Excel, que pode ser utilizadas por donas de casa ou por empresas de pequeno porte, pois nestes lugares não há tanta entrada e saída de capital e nem de contas a pagar. Outro tipo de planilha é vendida por empresas especializadas para empresários que precisam de planilhas que possam dar todos os tipos de informações de forma mais completa, pois o que está em jogo é a saúde financeira da empresa.

Share Button