Consultório Odontológico: Tratar os Dentes com Conforto é Possível

Provavelmente você deve se lembrar da antiga fórmula do merthiolate. Ela ardia tanto que quando nos machucávamos ficávamos com mais medo do remédio do que das possíveis conseqüências do machucado.

Muitas pessoas enxergam os dentistas ou os tratamentos odontológicos da mesma maneira. O receio de sentir dor, do desconforto, dos equipamentos, a sensação de uma pessoa invadindo a sua privacidade é suficiente para adiar as consultas ao dentista e a realização de tratamentos essenciais para o restabelecimento da saúde bucal.

O resultado desse adiamento é o agravamento das doenças da boca e na maioria das vezes um desconforto e uma dor muito maior causados por essas doenças.

Atualmente, já é possível tratar a maioria das doenças bucais sem o paciente sentir qualquer dor. O cenário é ainda melhor quando o paciente visita regularmente o dentista, pois assim ele evita o desenvolvimento de qualquer diagnóstico mais grave e o dentista pode focar apenas na prevenção de doenças e na melhor estética dental do paciente. A frase “É melhor prevenir a remediar” faz muito sentido e quando se trata da saúde da gente, ela ganha ainda mais importância.

Outro fator que auxilia bastante durante os tratamentos odontológicos é o conforto do consultório. Um local claro, espaçoso, ventilado e com um som ambiente adequado, auxilia no relaxamento do paciente o qual deixa de sentir aquela sensação claustrofóbica que pode ocorrer em ambientes menores.

Enfim, o último fator que acredito ser o mais importante para um atendimento mais confortável é a confiança do paciente em relação ao seu dentista. O dentista é o principal responsável em conversar, explicar detalhadamente o caso do paciente, além de se mostrar sempre aberto para esclarecer potenciais dúvidas. Afinal, ninguém nasce sabendo e o paciente tem todo o direito de conhecer o que está acontecendo com a sua saúde e de ter um tratamento odontológico de qualidade e confortável.

Dra. Camilla Bengtson é cirurgiã dentista, especialista e mestre em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.