Consultar o Dentista Regularmente sai muito mais Barato

A idéia de não ir ao dentista para economizar muitas vezes acaba tendo o efeito inverso.

A maioria das pessoas só procura um dentista quando está sentindo alguma dor ou possui algum comprometimento estético aparente. Nesses casos, o tratamento odontológico torna-se realmente mais caro, isso porque quando a pessoa vai ao dentista, a doença, cárie ou periodontal, já está instalada e provavelmente já causou algum dano ao organismo ou ainda, necessita fazer a reposição de um ou mais dentes perdidos. Tudo isso poderia ter sido minimizado ou evitado se houvesse sido feito anteriormente a prevenção bucal.

Ir ao dentista a cada 6 meses permite o diagnóstico precoce de cáries e problemas relacionados à gengiva. Quando essas doenças são percebidas logo no início, o tratamento se torna muito mais fácil, menos danoso ao organismo e mais barato. Pequenas lesões de cárie são facilmente tratadas com restaurações conservadoras, porém, quando a lesão de cárie se torna muito extensa, pode atingir a polpa dental (“nervo”) necessitando de tratamento de canal e reposição da estrutura dental perdida por coroas e outras próteses. Em casos mais graves, pode levar a perda dental, sendo assim, a reposição desse dente deverá ser realizada com implantes ou próteses, o que torna o tratamento muito mais longo e oneroso. Em situações de pequenos acúmulos de tártaro, uma raspagem simples é suficiente para devolver a saúde da gengiva ao paciente. Porém, problemas gengivais não tratados podem levar a retrações da gengiva e mobilidade dental, problemas que geram seqüelas permanentes, que irão demandar cuidados especiais para a sua manutenção.

E prevenção não é só isso, crianças com acompanhamento odontológico recebem a educação adequada para cuidar da sua saúde bucal e criam hábitos preventivos. Isso faz com que se tornem adultos com nenhuma ou poucas restaurações e idosos com a presença de todos os dentes. Prevenir é sempre melhor, portanto não adie a sua saúde, agende já uma consulta com o seu dentista.

Dra. Camilla Bengtson é cirurgiã dentista, especialista e mestre em estética dental pela Faculdade de Odontologia da USP. Atualmente atende em seu consultório particular na cidade de São Paulo na Bela Vista, próximo ao metrô Trianon Masp.