Conhecendo os tubos metalon

Os tubos de aço são itens cada vez mais empregados para diversas finalidades. Eles são utilizados na construção civil, na composição de máquinas industriais, em implementos agrícolas, na condução de fluidos em indústrias, em tubulações de redes de incêndio, entre vários outros usos, até mesmo em corrimões de prédios.

Conhecendo os tubos metalon

Essa variedade de utilidades tem seus motivos. O material é bastante resistente aos impactos, o que aumenta sua vida útil. Apesar da durabilidade, os tubos de aço são leves e fáceis de manusear, em comparação com outros materiais. Além disso, eles são esteticamente atraentes, fazendo parte, inclusive, de projetos arquitetônicos e de decoração.

Os tubos do tipo podem ser adquiridos em diversos modelos, como os redondos, quadrados, retangulares, schedule, metalon, tubulão, entre outros. Dentre estes modelos, destaca-se o tubo metalon, bastante utilizado nas indústrias e na construção civil. Confira algumas de suas principais características.

Características Gerais

O tubo metalon é produzido em aço carbono comum com costura, isto é, é um tipo de tubo que passa pelo processo de soldagem em sua confecção. Os tubos metalon podem ser produzidos tanto em formato quadrado quanto em formato retangular. Geralmente, os tubos do tipo são fabricados em baixas espessuras, em barras de 6m de comprimento.

Resistência

Os tubos metalon, por sua matéria-prima de alta qualidade (o aço) são considerados muito resistentes para qualquer uso. O processo por fundição permite a confecção de formatos bem definidos e duráveis. Além disso, os tubos podem ser galvanizados, ou seja, receber proteção contra oxidação, aumentando sua resistência à umidade e à deterioração natural com o passar do tempo.

Aplicações

Por sua leveza, os tubos metalon são bastante empregados na construção civil, pois otimizam o aproveitamento de espaço e aumentam a velocidade da obra, gerando um ótimo custo-benefício. Também podem ser empregados em estruturas para indústrias diversas, inclusive na indústria química, que exige equipamentos altamente resistentes.

Além da indústria e das construções, os tubos metalon também compõem itens mais visíveis no dia a dia da maioria das pessoas, como grades, portões, corrimões, obras arquitetônicas, tubulações elétricas e hidráulicas e, até mesmo, equipamentos para academias.

Certificação

Para garantir a obtenção de produtos de qualidade, as empresas que comercializam os tubos de aço metalon geralmente seguem as normas técnicas nacionais ou internacionais, como a NBR 6591, a NBR 8261 e a ASTM A500. Seguindo essas normas técnicas, a produção dos tubos é padronizada, permitindo a obtenção de produtos com melhor acabamento e desempenho.