Conhecendo as Válvulas Globo

As válvulas são dispositivos mecânicos que permitem ou bloqueiam a passagem de líquidos, gases, óleos ou materiais secos em um sistema de tubulações. A válvula também pode controlar o volume, a pressão ou a direção de deslocamento dessas substâncias.

Na Antiguidade, os gregos e os egípcios utilizavam válvulas primitivas para fornecer água tanto para o consumo das pessoas quanto para a irrigação de plantações. Foram os romanos, no entanto, que as introduziram em encanamentos mais complexos para evitar refluxos. A partir da Revolução Industrial, estes itens passaram a ser cada vez mais exigidos.

Aplicação e Diversificação

Na atualidade, as válvulas compõem sistemas hidráulicos e também são empregadas na maioria dos processos industriais, controlando o fluxo de fluidos. Empresas dos ramos da metalurgia, siderurgia, química, petroquímica, refinaria, usinagem e alimentos estão entre as que mais utilizam válvulas em suas indústrias.

Há diversos tipos de válvulas: válvula esfera, válvula gaveta, válvula globo, válvula agulha, válvula borboleta, entre outros. Cada tipo possui suas especificidades e usos para os quais é mais indicado. Vamos conhecer um pouco mais sobre a válvula globo.

Válvula Globo

Conhecendo as Válvulas Globo

Função e funcionamento

A válvula globo é considerada uma válvula de bloqueio, pois é utilizada tanto para interromper quanto para controlar o fluxo de fluidos. Ela recebe este nome por conta do formato globular de seu corpo. É o tipo de válvula mais frequentemente utilizado.

As aberturas deste tipo de válvula podem ser dispostas de várias formas, conforme a função a ser desempenhada.  Ela funciona por meio de um plugue cônico que se move em direção ao fluxo, tanto para restringi-lo quanto para reduzir sua pressão.

Eficiência

O plugue é controlado  por meio de um volante manual, conferindo bastante precisão aos processos em que a válvula é empregada. A válvula globo permite um controle bastante eficiente para vapor, gases, líquidos e petróleo, tanto em alta quanto em baixa pressão.

Em comparação com a válvula de gaveta, o sistema de abertura e fechamento da válvula globo é mais rápido. Em contrapartida, as mudanças bruscas na direção de fluxo podem fazer com que grandes cargas do conteúdo sejam perdidas.

Manutenção

Este tipo de válvulas apresenta uma vantagem importante: sofre pouquíssimos desgastes com a erosão, tanto na sede quanto no obturador. Ainda assim, manutenções esporádicas se fazem necessárias para garantir a eficiência dos sistemas. A válvula globo é de fácil acesso aos seus componentes internos, facilitando bastante a sua manutenção, já que não é necessário que ela seja removida.

Contraindicação

Não é recomendável a utilização das válvulas globo para fluidos muito espessos ou substâncias que possam ser impedidas por desvio.