Conheça as vantagens dos painéis decorativos

Os painéis são elementos decorativos cada vez mais utilizados por arquitetos e decoradores na composição de ambientes internos ou externos. Eles são responsáveis por repaginar e dar mais cor e vida aos locais em que são aplicados. Há painéis que são feitos a partir de pinturas ou pequenos quadros que, juntos, formam ilustrações. Eles podem ser feitos com diversos materiais e aplicados em vários ambientes.

Vantagens

Além de dar um charme a mais na decoração, os painéis também permitem esconder fios e imperfeições das paredes, servindo para apoiar aparelhos eletrônicos. Eles também evitam que a decoração fique pesada (quando as cores da televisão se misturam com as cores do ambiente, por exemplo), servindo como um fundo intermediário.

Painéis de madeira

A madeira é um material clássico na decoração por sua capacidade de combinação com outros materiais e por sua versatilidade. Já existem pisos de madeira, escadas de madeira, forro de madeira e até deck de madeira. Por que não fazer painéis de madeira? Eles têm feito bastante sucesso para adornar paredes e são comumente utilizados na sala de estar. Nos quartos, os painéis de madeira têm servido de cabeceiras e os tons neutros do material destacam as cores das paredes e as próprias roupas de cama.

A madeira, quando usada para fins decorativos, deixa os ambientes mais aconchegantes e sofisticados, embora seja um elemento rústico em sua essência.

Conheça as vantagens dos painéis decorativos

Arte e Iluminação

Pôsteres, quadros, bibelôs e vasos ganham maior destaque quando posicionados à frente de um painel de madeira. A iluminação também é importante: spots de luz mais focada direcionam melhor a iluminação sobre o painel. Cores quentes tornam o local mais agradável. Assim, você está criando um elemento decorativo que confere maior requinte ao ambiente.

Os painéis de madeira também podem ser soluções para problemas térmicos ou acústicos em determinados cômodos.

Textura

Os painéis de madeira ficam mais modernos quando seus veios são marcados na vertical. Os tipos de madeira mais utilizados nos painéis são: Ipê, Cumaru, Sucupira, Jatobá, Teca, Amêndola, Freijó e Tauari. Os quatro primeiros tipos são mais escuros e os quatro últimos são mais claros.

Ambientes Externos

Muito mais do que revestir paredes, os painéis de madeira também são úteis para dividir ambientes de forma mais criativa e inovadora. Eles também podem ser aplicados em ambientes externos, como áreas de piscina, jardins e varandas. Nesses casos, é preciso tomar alguns cuidados quanto à sua conservação, já que a madeira estará exposta à luz solar e às chuvas.