Conheça os Segredos dos Sites de Compra Coletiva

Caso você ainda não conheça os sites de compra coletiva, está na hora de conhecer e entender porque fazem tanto sucesso atualmente, não só no Brasil como no mundo todo. A dinâmica de funcionamento desses sites é simples: o site fecha parceira com algumas empresas, para que elas ofereçam descontos de produtos e serviços para os usuários cadastrados no site. Porém, para que o desconto seja ativado, é necessário que se atinja uma cota de compradores, estipulada pelo vendedor. O comprador, assim que efetua sua compra, começa a divulgar a promoção para o maior número possível de contatos e estes para seus contatos, e assim sucessivamente, para que se atinja a cota estipulada pelo vendedor e a promoção seja ativada para que todos a aproveitem.

Nesse negócio todos acabam, de alguma forma, ganhando: o cliente fica satisfeito ao constatar que adquiriu um produto ou serviço por um preço bem abaixo do mercado, o vendedor ao ter sua marca amplamente divulgada a um custo muito mais baixo do que se fosse anunciar em outdoor ou algum meio de comunicação, e, por fim, os próprios sites de compra coletiva, que recebem uma parte do valor da transação entre comprador e vendedor.

Porém, o mais importante nesse tipo de negócio não é o momento da compra, mas sim o momento em que, de fato, o cliente usufrui de sua compra. É importante que o vendedor tenha como atender à demanda que ele próprio criou ao estipular a cota necessária para que os descontos fossem ativados. De nada adianta colocar um número alto, se não tiver estrutura para atender a essa demanda depois, isso geraria estresse e pioraria a imagem da empresa perante consumidores, transformando uma oportunidade em uma ameaça à empresa, pois nada pior do que a propaganda boca a boca negativa para a imagem de um estabelecimento. Por isso, é preciso instruir os funcionários a atender bem os clientes de sites de compra coletiva, para que estes tenham uma boa experiência e possam, posteriormente, voltar a usufruir do produto com ou sem desconto e ainda divulgar a marca para conhecidos, ampliando os efeitos da propaganda.

Como se nota, os sites de compra coletiva são um excelente negócio para vendedores e compradores, porém é preciso escapar das armadilhas que possam prejudicar qualquer um dos lados. Por isso, um bom planejamento é fundamental para as empresas na hora de divulgarem seus produtos e descontos.