Conheça os Principais Tipos de Cola

Cola quente

Cola quente

Quente, branca, epóxi, cianoacrilato. Apesar da mesma finalidade (unir quimicamente duas superfícies), existem vários tipos de cola, uma específica para cada material.

A PVA, por exemplo, é branca e recomendada para colar materiais como madeira, papel, tecido, cerâmica porosa e junção não estrutural de madeira com madeira. Embora seja barata e não inflamável, ela não é resistente à água.

Já a cola epóxi é forte, durável e resistente à água. Resulta em duas partes: resina e endurecedor, e por isso é necessário que sua mistura seja feita rapidamente antes da utilização do produto. Este material serve para colar metal, cerâmicas, alguns plásticos e borrachas, ficando totalmente seca em 24 horas.

Por formar uma liga muito forte e consistente após o processo de secagem, a cianoacrilato também é conhecida como cola instantânea. Pode ser trabalhada com metal, cerâmica, vidro, certos plásticos e borrachas, sendo necessário aplicar com moderação.

Inflamáveis e à base de borracha, as colas de contato são recomendadas para laminados, folheados, áreas grandes e para reparos, além de papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e plásticos, por permanecerem flexíveis após a secagem.

Semelhante a epóxi, a poliuretano é altamente resistente. Este produto é recomendado para colar metal, madeira, cerâmica, vidro e fibra de vidro. Pode ainda ser utilizado em couro, tecido, borracha e vinil. A desvantagem é que este material tem curta durabilidade, além de ser mais caro.

A cola quente ou hot melt, é vendida em bastões ou granuladas e usada com uma pistola que aquece a cola a um calor acima de 93°C. É recomendada para colagem temporária de madeira, metal, papel, alguns plásticos e materiais compostos. Seu tempo parcial de secagem vai de 10 a 45 segundos, ficando totalmente pronta em 24 horas.

Há ainda colas como, multiuso, selantes de silicone, de madeira, de vidro e cerâmica, UV e outras centenas, específicas para cada tipo de material. Por isso, quando for necessário colar algum tipo de superfície, é preciso pesquisar qual o tipo de cola é o mais indicado, para que não haja erro.

  • Liliane

    Instalei uma tela mosquiteiro na janela do banheiro, mas com o contato da água está descolando, que tipo de cola posso usar.