Conheça os Paletes Euro!

Muitos são os tipos de paletes encontrados no mercado brasileiro da atualidade, sendo que a variedade feita de madeira é ainda a mais vista em portos e armazéns em todo o Brasil.

Pois vamos conhecer uma dessas variedades, os paletes euro, que são muito comuns dentro do mercado brasileiro, e que apresentam ótima qualidade, além de uma excelente relação entre custo e benefício.

Origens dos paletes euro

paletes

Os paletes euro, como o próprio nome sugere, tem suas origens relacionadas ao continente europeu, de onde a maioria desses paletes é enviada para todos os cantos do mundo.
No entanto, outros países de outras partes do mundo atualmente também fabricam paletes euro, e isso inclui o Brasil, onde essa variedade é cada vez mais comum, especialmente por causa de suas características de resistência.

Material utilizado

Os paletes euro apresentam uma resistência fora do comum, com capacidade de suportar um peso de até 1000 kg, o que os tornam um dos mais resistentes do mercado mundial.
E muito dessa resistência se deve ao tipo de material utilizado em sua fabricação, que garante força e durabilidade, além de uma capacidade de carga impressionante e acima da média.

O material que é normalmente utilizado na fabricação dos paletes euro mais vistos no mercado é a madeira Pinus, que é uma variedade de madeira nobre que apresenta grande resistência e grande capacidade de suportar praticamente todas as exigências que são colocadas diante de um palete em seu dia a dia.

Tamanho padrão

paletes euro

Como há em praticamente todos os tipos de paletes conhecidos, os paletes euro também apresentam um tamanho padrão, que é sempre especificado pelo seu fabricante, para garantir que realmente se trata de um lote de paletes euro.
Esse tamanho padrão indica que a peça deverá ter um comprimento de 1,20 m, bem como uma largura de 80 cm e uma altura de 14,5 cm, sendo que qualquer medida fora desse padrão índica que não se trata de um lote de paletes euro.

Diferentes tipos de paletes euro

Os paletes euro apresentam uma grande variedade de tipos, o que nos leva a crer que, de todos os tipos de paletes conhecidos, esse é o que apresenta a maior diversidade de variedades.

Há os paletes euro brutos, que são comercializados sem apresentar qualquer tipo de acabamento ou tratamento. Essa variedade é perfeita para ser usada em supermercados, por exemplo, onde os paletes euro não são expostos a condições climáticas adversas.

Os paletes euro lixados, que são muito utilizados, por causa de seu acabamento mais refinado, para fazer parte da decoração de ambientes, como casas e lojas, por exemplo.

Há também os paletes euro pintados, que são oferecidos com um preço maior do que o preço normalmente ofertado, mas que apresentam acabamento mais refinado e melhor resistência às condições climáticas adversas. Esses paletes euro podem ser pintados em diversas cores, e apresentam uma série de finalidades, inclusive a decoração.

Decoração

Mesa de centro com paletes

Uma das utilidades mais recentes dadas aos paletes euro é a decoração, onde eles passam a figurar como sofás, poltronas ou bancadas, emprestando estilo rústico aos mais diversos ambientes.
Por serem mais resistentes do que os outros tipos de paletes de madeira, os paletes euro apresentam todas as condições para formarem as mais diversas opções de moveis para uma residência, por exemplo.

A variedade de paletes euro lixados é a mais adequada para esse tipo de finalidade, ao passo que a variedade de paletes euro pintados também pode ser perfeita para esse tipo de situação, aproveitando que a pintura pode ser feita respeitando as cores do ambiente que será decorado com eles.
Além de sofás, poltronas e bancadas, os paletes euro, tanto lixados quanto pintados, podem ser usados também como mesas, ou até mesmo como divisórias para ambientes, que ficam realmente muito bonitas e cheias de estilo.

Um tipo de palete apreciado

De todos os tipos de paletes de madeira existentes na atualidade, sem sombra de dúvidas os paletes euro são um dos mais apreciados pelos consumidores do Brasil inteiro.
E isso se dá, especialmente pela sua ótima relação entre custo e benefício, apresentada graças ao material resistente e barato utilizado em sua fabricação, bem como ao seu design perfeitamente adaptável a qualquer circunstância.

Em comparação com outros tipos de paletes, os paletes euro só são rivalizados à altura pelos paletes PBR, que também apresentam um padrão fixado e grande aceitação por parte do público consumidor brasileiro.