Conheça os Efeitos Colaterais do Chá Verde

Efeitos Colaterais do Chá Verde

Efeitos Colaterais do Chá Verde

O chá verde está se tornando uma bebida muito popular por auxiliar na perda de peso e melhorar a saúde como um todo, mas, da mesma forma como todos os suplementos a base de ervas, recomenda-se cautela. A menos que você esteja seguindo instruções de um médico, deveria ter muito cuidado ao consumir qualquer tipo de suplemento, e o chá verde não é exceção.

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Quanto de chá verde deve ser tomado? O chá verde tem efeitos colaterais?

É definitivamente possível exagerar no consumo de suplementos em geral, não importa o que são – e o mesmo vale para chás. Os primeiros efeitos colaterais causados pelo chá verde são devido à ingestão de altos níveis de cafeína.

O chá verde contém menos cafeína que o café, mas como o chá é mais suave, é mais fácil para o organismo absorver uma maior quantidade. Desagradáveis efeitos colaterais do excesso de cafeína incluem: palpitações, batimento cardíaco irregular, inquietação, irritabilidade, nervosismo, dores de cabeça, vômitos e diarréia. Além da sobrecarga de cafeína, existem alguns outros efeitos colaterais quando se abusa do chá verde.

Efeitos Colaterais do Chá Verde

Efeitos Colaterais do Chá Verde

Um dos mais comuns são náuseas. Os taninos no chá verde têm sido conhecidos por irritar a mucosa do estômago e do cólon, especialmente se o chá tiver sido submerso por muito tempo. O sabor mais amargo também pode provocar dores no estômago. Beber chá verde com o estômago vazio também pode causar náuseas, portanto, quando for beber chá, coma também algo sólido.

As mulheres grávidas são aconselhadas a evitar o chá verde, em parte por causa do teor de cafeína, e também por causa do risco de defeitos do tubo neural em bebês. Ambos (cafeína e epigalocatequina galato EGCG – os antioxidantes encontrados no chá verde) são potenciais contribuintes para defeitos do tubo neural do feto. Sendo assim, o melhor é evitar o chá verde e outras bebidas com cafeína durante a gravidez.

Finalmente, os médicos geralmente aconselham seus pacientes a evitarem o chá verde se estiver a tomar qualquer medicação para o sangue ou alguns dias antes de cirurgias. Isso ocorre porque o chá verde não permite que se formem os coágulos sanguíneos. Para além destes perigos conhecidos, o chá verde é uma bebida segura e saudável para a maioria das pessoas, desde que não seja em excesso.

Latest Comments
  1. Mario Massao
  2. Lúcia
    • Felipe S. Teixeira
  3. areli
  4. paulo
  5. Rose
  6. marcia
    • Mario castelo Branco
  7. Zildo
  8. valquiria