Conheça os Cafés Especiais mais Apreciados no Mundo

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo todo e a população brasileira apresenta um verdadeiro apreço em relação ao grão, que proporciona saúde e bem estar para quem o consome. Ele fez parte de momentos importantes da história nacional, incitou revoluções e fortaleceu o agronegócio nacional, as exportações brasileiras alcançaram o número de 33 milhões de sacas nos últimos anos.

Cafés Especiais mais Apreciados no Mundo

Cafés Especiais mais Apreciados no Mundo

A partir disso, o segmento do café representa atualmente 12% do mercado internacional de bebidas. A economia cresceu, o consumo aumentou e a exigência de quem compra também, logo, as pessoas procuram por grãos que apresentem sabor e qualidade de alto nível.

Pensando nisso, os cafeicultores criaram os cafés especiais, que apresentam um processo de plantio e colheita diferenciado dos cafés tradicionais, logo, o produto final também apresenta qualidade superior. Entretanto, nesse caso funciona aquela velha regra de que você paga o valor de acordo com a qualidade do que consome, pois os cafés especiais apresentam valor de 30% a 40% a mais que os comuns. Algumas marcas chegam a lucrar até 100% com essa diferença de valores e quem pode provar essa discrepância dos valores no paladar sente a diferença na hora. Veja aqui quais cafés fazem parte desse seleto grupo:

Café de origem certificada: Esse item está atrelado à região onde os grãos são plantados, pois alguns atributos de qualidade são inerentes em relação a região onde são cultivados.

Café orgânico: Esse café é produzido livre de qualquer tipo de química, os fertilizantes para terra devem ser orgânicos e o controle das pragas que afetam as plantações deve ser feitos com produtos biológicos.

Café gourmet: Esse café apresenta grãos arábica, são peneirados com peneira 16e os grãos apresentam alta qualidade.

Café fair trade: Esse tipo de café é consumido em grande parte dos países desenvolvidos, onde as pessoas estão preocupadas com as condições ambientais do local onde o café é cultivado. Nesse caso, o consumidor paga um valor mais elevado pelo café produzido por pequenos agricultores, onde a produção é aliada da proteção do meio ambiente.

Para cada paladar existe um café de preferência. Qual o café que você mais sente prazer ao tomar? Deixe seu comentário e participe desse post!