Conheça os Botequins Cariocas que São Verdadeiros Patrimônios Históricos

O Rio de Janeiro é uma cidade repleta de história. É fantástico cruzar o centro do Rio e imaginar que cada parede tem uma história, cada portão antigo foi aberto e fechado inúmeras vezes por pessoas de diferentes épocas e, principalmente, cada bar (ou botequim) já foi palco de inúmeros bate-papo entre as mais ilustres figuras. Ofereço aqui um pequeno guia sobre os principais bares como homenagem ao patrimônio histórico e cultural de cada um deles.

Adega Flor de Coimbra

Adega Flor de Coimbra

Adega Flor de Coimbra

Fundada em 1938 era originalmente uma mercearia típica portuguesa que servia alguns itens, entre eles bolinhos de bacalhau e vinho de barril.  Os petiscos servidos faziam tanto sucesso que a mercearia acabou tomando o formato de adega e estendeu o cardápio de iguarias portuguesas.

Aberto de segunda a sábado, do meio-dia até as 2h da manhã. Para mais detalhes acessem: www.adegaflordecoimbra.com.br.

Adega Pérola

Maravilhoso balcão da Adega Pérola

Maravilhoso balcão da Adega Pérola

Com o balcão mais maravilhoso a Adega Pérola conquista com a imensa variedade de “tapas” portuguesas. Entre as protagonistas do balcão estão o polvo à vinagrete, as lacas de bacalhau, as sardinhas à escabeche, as favas e os corações de frango.

A adega também conta com uma bela carta de cervejas, destacando-se a Therezopolis.

Funciona de segunda a sábado das 10h à meia-noite.

Armazém São Thiago

Interior clássico do Armazém São Thiago

Para os íntimos o armazém é conhecido como Bar do Gomes por conta do nome de um dos sócios, Seu Gomes – figura famosa no bairro Santa Tereza. O armazém já existe há 91 anos e, graças a isso, já foi inúmeras vezes inspirações para crônicas no Diários Gastronômicos.

No cardápio de petiscos estão queijos e frios para petiscar e, como protagonista, a clássica polpeta da casa. Além disso, também há bolinhos de bacalhau e sanduíches.

Funciona de segunda a quinta das 11h às 23h. Sexta das 11h à meia-noite. Sábado das 11h às 22h e domingo das 11h às 18h.