Conheça o Ora-pro-nobis

O ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim “rogai por nós”, é a mais nova hortaliça que começa a entrar no cardápio dos brasileiros. Onde se planta, nasce. Quando cresce, serve de proteção e alimento. A planta, que antes era utilizada somente como cerca viva ou para fins ornamentais, está sendo descoberta como alimento extremamente nutritivo para alimentação humana e animal.

Ora-pro-nobis

Ora-pro-nobis

O ora-pro-nobis pode ser facilmente cultivada em quintais e jardins de residências. Devido ao seu fácil manejo, adaptação a diferentes climas e tipos de solo, grande produtividade e valor nutritivo, o ora-pro-nobis é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade da alimentação das pessoas, principalmente as de baixa renda, no país.

O ora-pro-nobis é um arbusto pertencente a família das cactáceas, originária do continente americano, onde é possível encontrar plantas nativas desde o estado da Flórida, nos EUA, até o sudeste do Brasil.

As folhas e as flores são as partes comestíveis da planta. Secas e moídas, elas são usadas nas mais diversas receitas, acrescentando um alto valor nutritivo às mesmas. As folhas cruas são usadas em saladas, acompanhando pratos principais. Já considerado o rei dos vegetais folhosos, o ora-pro-nobis possui em sua composição impressionantes 25,4% de proteínas assimiláveis pelo corpo humano (perde somente para o grão da soja), sendo por isso conhecido como “carne dos pobres”. Suas folhas são também ricas em fibras, vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo.

Sua grande produção e fácil cultivo prometem trazer a planta, em breve, até as casas da maioria dos brasileiros. Se você quer saber mais sobre o ora-pro-nobis, visite o site Melissotroficas.

  • Adorei este artigo, tenho a planta em questao e gostaria de fazer mudas para distribuir para que a mesma fosse spalhada pelo nosso Brasil e em especial a familia carentes, pois ela serve como refeiçoes, como suco verde e pode se comer as folhas puras ou seja crua de uma ou duas por crianças com anemia ou ferro sérico. tanto a hemoglobina como o ferro sérico aumenta rapidamente, isto já testei com meu neto que tinha ferro sérico na faixa de 33 a 50 agora ele esta na normalidade.

  • eliese mary amara

    Gostaria muito de aprender a secagem de “ora pro nobis”(orai por nós),no sítio do meu pai dá muito,e nós queríamos fazer a farinha das folhas,mas não sabemos como fazer a secagem.Desejo fazer um estudo qto a sua utilidade e ação em crianças com carências vitamínicas,principalmente Ferro ,Calcio,vitC VitA.E só transformando em farinha conseguirei fazer isso,pois forneço as mães q poderão colocar em vários preparos,como pães,feijão,sopas,dentre outros preparos.E com isso estudar a evolução das crianças.Agradeço muito se puderem me ajudar.Obrigada pela atenção Eliese Mary