Conheça o Curso de Engenharia Mecânica

Engenharia

Curso de Engenharia

O mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo: são muitos bons profissionais, e a busca pelos mais qualificados aumentam. Porém, nem todos se destacam no meio de trabalho, o que leva à concorrência. É preciso buscar diferenciais, tais como um curso de outra língua, um curso de softwares de modelagem, que os engenheiros mecânicos costumam utilizar bastante, tais como o AutoCAD e Solidworks.

A faculdade

Os cursos de Engenharia nas faculdades são amplamente disputados, havendo vários ramos da engenharia possíveis. Entre os mais procurados, estão engenharia civil, mecânica e eletrônica. O ENEM aconteceu neste final de semana e muitos jovens e adultos viram nas provas oportunidade de ingressar na faculdade. Para aqueles que escolherem o curso de Engenharia Mecânica, eles terão física e matemática, que são disciplinas básicas da Engenharia, e também termodinâmica, mecânica dos fluidos, resistência de materiais, transmissão de calor, sistemas mecânicos, entre outros. O aluno terá bastantes aulas práticas, observando desenvolvimento de protótipos e estudos de combustíveis alternativos. É necessário ter uma habilidade com desenho, mas caso não possua, isso será desenvolvido durante o curso. O desenho é importantíssimo para projetar máquinas em detalhes. Há diversas formações para áreas específicas, tais como manufatura, automotiva ou aeronáutica.

Mercado de Trabalho

O aluno de Engenharia Mecânica termina o curso e precisa se destacar de alguma forma no mercado de trabalho. Por isso, é preciso se esforçar desde antes mesmo de terminar a faculdade. Procure por estágios e oportunidades de emprego antes de terminar. O engenheiro precisará aprender a utilizar softwares específicos para montagem de peças em três dimensões, tais como o AutoCAD 3D ou Solidworks. O engenheiro trabalhará com fabricação de moldes para máquinas, dispositivos e ferramentas para testes de resistência, construirá protótipos de máquinas, determinando as modificações que são necessárias, desenvolverá produtos, gerenciando as etapas de fabricação e pesquisa, fazer adaptações, acompanhar a comercialização da produção, dando suporte aos clientes.