Conheça o Código Florestal Brasileiro

Há muito se tem falado em sustentabilidade, mas há pouco, nossos governantes sentiram a necessidade de reavaliar alguns conceitos para tornar essa ação mais efetiva.

O novo código florestal brasileiro só foi reavaliado após muita luta dos diversos representantes sociais que visam preservar nossa matéria prima e os milhares de seres vivos que necessitam do meio ambiente para sobreviver.

Porém, o novo código ainda é visto com desconfiança pelos defensores da natureza, por suas contradições no conteúdo.

Código Florestal Brasileiro

Código Florestal Brasileiro

A análise do novo código florestal brasileiro foi necessária devido aos últimos acontecimentos. Temos acompanhado pelo noticiário centenas de catástrofes naturais que estão devastando a humanidade. Esses são os sinais da natureza nos enviando um alerta sobre nossas ações inconscientes ou conscientes.

Ou mudamos ou não sobreviveremos mais 300 anos, pois até mesmo os recursos naturais cessam.

Mesmo assim algumas empresas irresponsáveis agem com total desrespeito ao meio ambiente, um exemplo foi o vazamento de petróleo que aconteceu em 2011, no Brasil. Houve também outro vazamento no Golfo do México. Os dois casos poderiam ter sido evitados, se tivessem sido prevenidos. Esses vazamentos trouxeram danos irreparáveis à vida aquática.

Em defesa de um bem comum

As pessoas que desmatam as florestas estão extinguindo os recursos de modo a impactar com o meio ambiente e devem arcar com seus atos.

O novo código florestal brasileiro diz que as empresas de serviços públicas e privadas devem preservar a vegetação em área de proteção. Essa é uma iniciativa válida, pois o consumo desenfreado vai crescendo em uma escala absurda enquanto a reposição não é realizada para que possa suprir no futuro.

Existem algumas organizações não governamentais e partidos políticos que lutam em prol do meio ambiente e por justiça para que empresas irresponsáveis sejam penalizadas.

Algumas instituições estão incentivando a sustentabilidade nas escolas para mostrar o que é certo e errado e quais as consequências de nossas atitudes egoístas. Essa prevenção é um grande aliado na batalha pela preservação da natureza, pois nossos jovens precisam ser conscientes e agir com cautela.