Conheça as Runas e Saiba Como se Pode Prever o Futuro com Elas

Runas

Runas

O ser humano sempre foi fascinado pelo desconhecido, em especial pela previsão do futuro. A busca do conhecimento oculto ou proibido se manifestou através dos tempos de várias maneiras. Surgiram os baralhos de adivinhação, os jogos de búzios, a leitura de mãos, a interpretação de sonhos e muitos outros métodos. Embora sejam diferentes, todos eles têm em comum o fato de seus adeptos garantirem que o método é totalmente confiável. Por exemplo, quem adivinha sonhos confia plenamente no significado tradicionalmente associado a sonhar com morte.

Uma forma de adivinhação que vem ganhando notoriedade ultimamente são as runas. O jogo vem se popularizando no Brasil graças à personagem Morgana, da temporada 2012 de Malhação, novela teen da Rede Globo. Na trama, Morgana é filha de um ex-integrante de uma banda que fez sucesso nos anos 90 e de uma riponga esotérica. A adolescente compartilha com a mãe o gosto por assuntos ligados à espiritualidade e adivinhações, e joga runas.

Para quem está curioso por mais informações sobre o jogo, aqui está uma breve explicação: as runas surgiram há mais de 3 mil anos. Trata-se de um conjunto de letras que eram utilizadas pelos antigos povos germânicos, letras sagradas gravadas em pedras. Acredita-se que era o alfabeto usado por esses povos antigos, mas que depois foi substituído pelo alfabeto latino. Entretanto, o alfabeto rúnico, como é chamado, continuou sendo utilizado para obter respostas e prever o futuro.

Cada letra possui mais de uma possibilidade de interpretação, tudo depende da pergunta que se faz às runas e da combinação dela com as outras letras que saírem na jogada. A pessoa mentaliza uma pergunta enquanto segura as runas com a mão em forma de concha e o braço estendido à frente do corpo. Em seguida, solta as pedras. Recomenda-se que a mão esteja a uma altura pequena em relação à base onde as runas cairão, que pode ser uma mandala ou o próprio chão. Quando se joga no chão, as pedras que caem com as letras viradas para baixo são descartadas da jogada; quando se usa mandala, descarta-se todas as pedras que caem fora dela, independente das letras estarem viradas para cima ou para baixo. As letras são então interpretadas de acordo com seus significados individuais e a combinação formada na jogada. As perguntas às runas devem ser formuladas objetivamente.

Nem todos os adeptos das runas estão satisfeitos com a popularidade que o jogo está ganhando, principalmente depois de uma cena de Malhação ter causado polêmica entre os conhecedores do assunto. Na cena, Morgana fala o nome das runas e conta como é feita uma consulta. O que mais irritou os jogadores da vida real foi a personagem ter dito que aprendeu o método na internet, pois, segundo eles, isso banaliza o jogo e tira a dimensão sagrada dele. A insatisfação foi tanta que rendeu até uma manifestação no Facebook contra a Globo.