Conheça as Plantas que Melhoram a Qualidade do Ar Dentro de Casa

Lírio da paz

Lírio da paz

Muitas famílias têm o hábito de cultivar plantas ornamentais em suas residências com o objetivo de embelezar e dar vida ao ambiente. Porém, o que muitas famílias não sabem é que existem algumas variedades de plantas ornamentais que são consideradas verdadeiras purificadoras naturais do ambiente, pois agem como filtros de ar, removendo não só o dióxido de carbono, como também outros gases tóxicos tais como o benzeno ( presente na fabricação do plástico e da cola, e na fumaça do cigarro e dos automóveis ) além do formaldeído ( presente nos corantes, nas tintas, nos produtos cosméticos e nos produtos de limpeza, ).

E segundo dados cientificamente comprovados, o ar que circula no interior dos nossos lares pode ser tanto ou mais prejudicial para a nossa saúde do que a poluição atmosférica, podendo levar as pessoas a ter reações alérgicas, falta de ar, doenças como a gripe, e até mesmo a morrerem. E sabe-se que as crianças e os idosos fazem parte do grupo mais vulnerável – especialmente quando são acometidos de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Plantas que ajudam a melhorar a qualidade do ar

Confira abaixo algumas destas plantas que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar no interior dos nossos lares.

1- Gérbera

Para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados essa flor, originária da África do Sul, é muito indicada. A Gérbera floresce o ano todo e produz uma ampla variedade de flores em vários tons e cores. E de acordo com um estudo da Nasa, essa flor é muito eficaz não só para eliminar o cheiro desagradável de cigarro, mas também para a remoção de tricloroetileno, um produto considerado cancerígeno e que é muito usado como solvente e que também pode ser encontrado em líquidos para remoção de pinturas e removedores de manchas.

O ideal é colocar um vaso dessa flor no seu quarto ou na sala, desde que estejam bem iluminados.

2 – Lírio da paz

O Lírio da paz é uma planta que, dentro de casa, é muito eficiente para ajudar a eliminar o formaldeído, o benzeno e o tricloroetileno, os três gases voláteis mais comuns, além de eliminar também o tolueno, gás que, quando inalado pode causar irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório.

Tudo o que o lírio da paz precisa para sobreviver e florescer é de uma boa sombra num ambiente com pouca ventilação.

3 – Dracena-de-madagascar

Esta espécie de planta é muito indicada para filtrar partículas tóxicas e gases associados a vernizes e gasolina, como tricloroetileno, xileno e principalmente o formaldeído, que costuma causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pele. A Dracena pode ser facilmente cultivada dentro de ambientes internos, mas necessita de mais espaço para se desenvolver; ela fica bem no canto de uma sala, por exemplo.

4 – Hera inglesa

A hera é uma planta de múltiplas utilidades, podendo ser utilizada como forração de canteiros ou vasos e até como trepadeira revestindo paredes e muros, entre outras utilidades. Essa planta , segundo estudos comprovados, tem a capacidade de reduzir a concentração de partículas de material fecal que fica no ar.

5 – Azaléia

A Azaléia é uma planta poderosa e eficaz para combater o formaldeído a partir de fontes como espumas isolantes e madeira compensada; sem contar que a Azaléia também é uma ótima opção para camuflar o odor forte do amoníaco.

A Azaléia fica bem no banheiro; mas não se esqueça de regá-la uma vez por semana, deixando-a exposta ao sol pelo menos duas horas por dia.

6 – Crisântemo

Essa bela planta ornamental é uma das mais cultivadas no mundo; existem crisântemos de diversas cores que são amplamente usados para decorar o ambiente. Ademais, essa planta é uma ótima opção para reduzir a concentração de benzeno no ambiente. O Crisântemo fica bem na sala ou nos quartos.

Portanto, essas são algumas dicas interessantes para quem pensa em manter a qualidade do ar interior de sua casa, uma vez que, como já dito, a qualidade do ar dentro de casa é fundamental para a saúde de toda a família!