Conheça as considerações importantes para você trabalhar com o Aço Carbono

Você sabia que o aço e os tubos de aço, estão presentes nas nossas vidas, desde um grampo de cabelos até na construção de arranha-céus.?  Eles são tão presentes, que as vezes acabamos por nem perceber!

Aço, é um dos materiais para estruturas que têm maiores benefícios. Com ele fabricamos chapas, gabaritos, flanges, encaixes, tubos de aço e canos de aço, aço inoxidável e aço carbono.

Aprenda mais sobre as grandes vantagens do aço:

  • Alta resistência

A alta resistência do aço por unidade de peso significa, que o peso das estruturas será pequeno, isso é de grande importância no projeto de vigas de grande extensão.

  • Uniformidade

As propriedades do aço não se alteram sensivelmente ao longo do tempo, como é o caso das estruturas de concreto armado.

  • Durabilidade

Se a manutenção das estruturas de aço for adequada, elas durarão indefinidamente.

  • Ductilidade

A ductilidade é a propriedade que um material tem que suportar grandes deformações sem falhas sob altas tensões. A natureza dúctil dos aços estruturais comuns permite que eles fluam localmente, evitando assim falhas prematuras.

  • Tenacidade

Os aços estruturais são resistentes, ou seja, possuem resistência e ductilidade. A propriedade de um material para absorver energia em grandes quantidades é chamada de tenacidade.

Outras vantagens importantes do aço estrutural são:

 

  • Grande facilidade para unir vários membros por meio de vários tipos de conectores, como solda, parafusos e rebites.
  • Possibilidade de pré-fabricar os membros de uma estrutura.
  • Montagem rápida
  • Grande capacidade de laminar e em muitos tamanhos e formas.
  • Resistência à fadiga que o concreto.
  • Possível reutilização após a desmontagem de uma estrutura.

Por que gostamos de tubos de aço na construção

Construção com tubos de aço

Hoje em dia, nossas cidades são construídas com a força do aço, cujas características nos permitiram especificar as mais ambiciosas ideias arquitetônicas e obras civis.

O aço oferece diversas vantagens em relação a outros materiais para construção, além de ser um material homogêneo que mantém a uniformidade das propriedades mecânicas e físicas ao longo do tempo

O aço possui uma maior relação de resistência e rigidez por unidade de volume.

Ele também tem a vantagem de fácil manuseio dos componentes estruturais na oficina e no campo, facilidade de transporte, bem como leveza, ductilidade e resistência à fadiga.

Vantagens da construção em aço

Em áreas caracterizadas por serem sísmicas altamente arriscadas, a construção de aço, mostrou um comportamento altamente satisfatório, em face desses fenômenos naturais devido à ductilidade que caracteriza o material de fabricação de aço.

Construções com tubos de aço

Economicamente, devido ao seu menor peso, obtém-se uma grande economia na fundação e, devido a sua alta relação resistência/peso, tubos de aço, são utilizados, intensamente em edifícios altos e grandes estruturas claras.

Em termos de espaço útil, o aço representa uma grande eficiência construtiva, permitindo maiores aberturas do que com a construção tradicional de concreto armado. Ao mesmo tempo, as dimensões menores dos membros estruturais de aço, em relação às seções de concreto, permitem um uso eficiente do espaço.

Este recurso, o que dá flexibilidade aos projetos de arquitetura, é também um dos fatores pelos quais arquitetos são decididos pelo uso do aço, que se adapta a disposição de grandes clareiras, vigas suspensas, paredes inclinadas, aberturas no piso e outros projetos especiais.

A construção com tubos de aço, dá a possibilidade de fazer modificações, porque permite mudanças de projeto para incorporar elevadores, escadas e outros requisitos mecânicos ou arquitetônicos, e em obras concluídas, as estruturas de aço podem ser reforçadas para suportar cargas adicionais.

A velocidade construtiva é outra vantagem a favor da construção com tubos de aço, material que permite trabalhos de pré-fabricação que facilitam o estágio de montagem estrutural às vezes.

Em relação aos acabamentos, há uma economia maior e a estrutura metálica é compatível com uma grande variedade de materiais complementares, com menor custo.

A tudo isso, acrescenta-se uma característica fundamental na mentalidade ambientalista de hoje: o aço é um material ecológico, 100% reciclável.

Conclusão

As construções feitas com tubos de aço, como o grande cartão de visitas de alguns lugares conhecidos no mundo, vem nos mostrando, na prática, a durabilidade dos tubos de aço, usados em suas estruturas.