Concurso Banco do Brasil 2015

Concurso Banco do Brasil 2015

Concurso Banco do Brasil 2015

Os concursos públicos para cargos bancários estão entre os mais disputados do país, e em relação ao Banco do Brasil isto não é diferente. Além do salário inicial ser relativamente alto se comparado aos cargos de nível médio da iniciativa privada, o Banco do Brasil possui um excelente plano de carreira, que valoriza os funcionários que se destacam tanto pelo currículo quanto pelo desempenho.

Concorrência no concurso do Banco do Brasil 2015

Os bancos públicos, dado ao grande número de agências, estão sempre carecendo de novos funcionários. Para se ter ideia, somente o Banco do Brasil possui mais de 110 mil funcionários em todo país. Destes, muitos estão aposentando ou saem do banco quando passam em concursos com salários maiores. Os concursos do Banco do Brasil ocorrem todo o ano, uma ou duas vezes, abrangendo diferentes estados da federação. Uma das grandes vantagens dos concursos públicos para bancos é que, no geral, eles chamam muitos dos aprovados em cada processo seletivo.

O próximo concurso do Banco do Brasil deverá ocorrer no primeiro semestre de 2015, em que será formado um cadastro de reserva para que os aprovados sejam chamados conforme a necessidade de contratação do banco até o próximo concurso. A previsão é de que as vagas estejam distribuídas nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas (parte), Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina (parte) e Sergipe.

Matéria cobrada

As disciplinas cobradas no último concurso foram Língua Portuguesa, Atualidades do Mercado Financeiro, Cultura Organizacional, Marketing e Técnicas de Venda, Atendimento/Legislação, Conhecimentos Bancários, Informática e Matemática Financeira e Matemática Básica, além de uma redação sobre um tema proposto pela banca. Recentemente, o site do jornal Estadão divulgou que a próxima prova talvez também caia conhecimentos básicos de inglês.

Como é trabalhar no Banco do Brasil

Muitas pessoas também gostam de saber sobre como é o dia a dia de trabalho na instituição para a qual vão prestar um concurso. No Banco do Brasil, os escriturários são responsáveis principalmente por realizar e vender os serviços do banco, como abertura de contas, vender títulos de capitalização, seguros, planos de previdência, etc. Atualmente, o perfil mais procurado pelo banco é o de vendedor, por isso as últimas provas tem sido voltadas para este lado.

Cobrança por atingimento de metas

Instituições bancárias são conhecidas por cobrar bastante de seus funcionários. No entanto, o Banco do Brasil, por ainda ser um banco majoritariamente público, esta pressão é menor, porém ainda existe. O que cabe ressaltar é que aqueles que atingem suas metas são reconhecidos e recompensados com promoções para cargos melhores, com salários melhores.

Como e quantas horas estudar para o concurso do Banco do Brasil

A alta concorrência deste concurso exige que os preparos em relação aos estudos comecem o mais cedo possível para que o candidato garanta seu lugar no Banco do Brasil. Apesar de variar bastante de pessoa para pessoa, consideramos que, em média, pelo menos três horas de estudo por dia útil durante 3 a 4 meses seja uma quantidade razoável de estudo para aprovação.