Conceito de Algoritmo e Exemplos

No estudo da informática o algoritmo é como o alicerce de uma casa, sem ele não se pode construir as paredes e o telhado, ou seja, sem o algoritmo não se pode criar um estudo sistematizado em nenhum campo da informática.

No mundo atual praticamente todas as tarefas podem ser automatizadas, e para isso fazemos o uso de computadores. E os computadores precisam de receberem ordens para funcionarem, daí a necessidade de algoritmos.

O conceito de algoritmo é utilizado em praticamente todas as áreas do conhecimento, mesmo sem utilizar o nome algoritmo. Por exemplo na administração e contabilidade um plano de ação é um algoritmo, pois nele são listados passos para que se chegue a um resultado satisfatório.

Coloquemos isto em nosso dia a dia. Você acaba de acordar e sabe que tem que ir ao trabalho, quais os passos que você executa para que o resultado satisfatório (ir ao trabalho) aconteça.

Vejamos:

1º Passo Levanta da cama
2º Passo Vai ao banheiro
3º Passo Veste a roupa
4º Passo Sai de casa

Quando dizemos que este passos tem que ser uma seqüência queremos dizer que, este passos tem que ser executados um após o outro, porque ninguém vai ao banheiro pela manhã sem levantar da cama ou ninguém sai de casa primeiro antes de se vestir.

Podemos pensar também num algoritmo como um “mecanismo” de transformação de entradas em saídas.  Assim, um algoritmo ao ser “executado”, receberá algumas entradas, que serão processadas e nos devolverá algumas saídas.