Computadores, Dados e Instruções

Explicação de Dados; Quando você produz um trabalho em um computador, tal como um texto ou um desenho, é como se você tivesse produzido este texto ou este desenho usando papel, canetas, lápis e depois guardado (seus DADOS) em um envelope, ou em uma pasta (o ARQUIVO), que seria, então, guardada em um arquivo de aço (a PASTA).

Exemplo: uma empresa armazena dados sobre seus clientes em seu arquivo principal.

– Processamento de dados; são comandos, de decisão do tipo, fazer e realizar as operações. Determina-se e o computador as cumpre.ex.: banco de dados, sistema de transações bancarias.

– Meios de armazenamento; podem ser temporários: referem-se a memória RAM do computador. Ou permanentes: ao winchester, CD-ROM,  disco flexível(disquete)

– Processadores; É a peça fundamental de computadores e aparelhos eletrônicos. Considerado o “cérebro” das máquinas, o processador efetua cálculos e garante o funcionamento dos softwares e aplicativos. Ex.: Intel core2, AMD, Celeron

– Informações; dados que foram processados ou organizados para produzirem algo que tenha significado.ex.: analise de credito, senhas e números de cartão de credito.

Baseado no conceito genérico sobre o funcionamento básico(lógico) para processamento de uma determinada informação,  a seguir.(entrada –input) (saída –Output)

O significado da palavra RAM  – Random Access Memory

– Os meios de armazenamento são medidos em (Kylobyte) (Megabyte)  (Gigabyte)

– A velocidade do processador é medida em  HERTZ

–  As respectivas unidades de medidas : ArmazenamentoVelocidade(freqüência)BIT Byte KilobyteBit B Kb1 8 bits 1.024 bytes1 2³(8) bits 2¹° bytes (1.024) bytesHertz0Hz Kilohertz100 Khz

É isso mesmo, mas veja que a variação de BYTEZ e HERTZ é bem grande. Pode ter BB, KH, MB, MH, GB, GH… e assim por diante.

– Unidade de freqüência recebeu o nome de Hertz –  Porque  a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma freqüência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome “Hertz” para unidade de freqüência.

– O que exatamente ela (unidade de freqüência ou hertz) significa quando está colocada ao lado do nome do processador em uma configuração? – Existe a freqüência própria do processador, comandando operações internas a ele, e a freqüência do computador a ele associado, basicamente ciclos CPU-Memória principal. Esta freqüência é medida em ciclos por segundo, ou Hertz.

– A impressora e o teclado são respectivamente: Interface de entrada e interface de saída.

–  No contexto da informática (componentes) um processador controla o fluxo dos programas, executa operações lógicas e aritméticas.

–  São chamados de periféricos: Dispositivos que permitem a comunicação entre o  computador  usuário, cujo principal objetivo é exibir, captar e armazenar dados.

– A memória RAM do computador é utilizada principalmente para:  Imprimir textos, planilhas e documentos. Armazenar dados temporariamente, enquanto estão sendo processados pelo usuário. Esta alternativa está correta.  Acumular informações criadas pelo usuário permanentemente para que possam ser acessadas posteriormente. Responsável por efetuar operações lógicas e aritméticas.

– Quem realiza a comunicação entre CPU e periféricos, além de administrar o funcionamento básico do microcomputador  – Sistema operacional.

– Aplicação de uso doméstico, científico e administrativo dos computadores –  Agenda de compromissos, cálculo de resistência e folha de pagamento.
A vantagem de um computador de grande porte em relação ao microcomputador – Maior capacidade de processamento.

–  Computadores de Grande porte que possuem altíssima velocidade e capacidade de manipular grande quantidade de informação/dados, geralmente utilizados em pesquisas e em atividades científicas. A descrição anterior pertence a supercomputadores

–  Um periférico pode funcionar como dispositivo de entrada.  O teclado, O mouse,  scanner

– Os componentes indispensáveis ao funcionamento de um microcomputador são:. Unidade central de processamento, memória principal, sistema operacional e fonte de energia elétrica.

– Como diferenciamos um bom computador de outro nem tão bom?

– Quais itens devem ser observados?

– Qual é a configuração ideal para um microcomputador de uso doméstico ?

 

O que devemos observar ao comprar um microcomputador? Por que?

A resposta é placas mãe on-board. Elas são eficientes se compradas de fabricante bom. Para isso é importante que se saiba que o fato de te oferecerem uma placa da Intel não significa que a Intel tenha fabricado ela,  pois a Intel pode ter autorizado que um fabricante na china produza a placa, então se deve sempre perguntar qual o fabricante de todas as placas que se coloca no computador. Existem  lojas que vendem computadores  da empresa Positivo e todos os seus componentes são da china e dizem não são bons, pesquisas mostram que  são os computadores que mais vão para conserto. Então a diferença entre uma placa-mãe on-board e off-board é o preço pois a on-boar como acopla vídeo e som na mesma placa é mais barata.

Lógico o desempenho dela está correto em parte se adquirido uma ruim terá problemas mas se comprar qualquer motherboard(placa-mãe) da Gigabyte terá uma ótima placa. Quanto a processadores, os da Intel com exceção do Celeron que tem pouca memória cache o que com o tempo o deixa lento. Um Intel Dual Core é um ótimo processado e trabalha muito bem com uma placa-mãe da Gigabyte; se pode adicionar uma placa de vídeo de 256mg da GForce da empresa Nvidia. Quanto ao HD se vai usar para jogos se pode colocar um de 80 ou 160, tanto faz desde que seja padrão Sata. A memória evite as da Sansung e prefira as da Kingston DDR2 de 1 giga.

Verifique sempre qual a extensão que a placa-mãe irá permitir ou seja, se ela permite aumentar a memória e em quanto ela pode ser aumentado pois é na placa mãe que estão instalados os slots de memória e ela deve ter no mínimo 4 para permitir que a aumente quando necessário sem ter que trocar o pente principal. Deve se saber se ela permite expandir o processador e em quanto. Se se compra um Dual Core o ideal é que a placa-mãe permita que se possa no futuro colocar um processado Core Duo, Core 2 Duo, enfim aumentá-lo sem precisar trocar toda a máquina.

O certo é que se tem que ter cuidado em comprar uma placa-mãe, processador e HD corretos pois é o fundamental para o desempenho da máquina. Exija sempre a nota fiscal e veja se na nota fiscal constam as peças do seu computador para que se possa pedir o conserto ou o ressarcimento se algum problema surgir. Veja também o prazo da garantia, quanto mais tempo de garantia melhor.Pesquise bastante pois há grande diferença de preços e também procure comprar de empresas confiáveis e idôneas