Comprar Alimentos Orgânicos é Gastar Dinheiro à toa?

Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos

A pesquisa mostrou que os fertilizantes, pesticidas e suplementos hormonais entram com facilidade na cadeia alimentar e têm se tornado comum em nossas comidas e bebidas. Por conseguinte, o aumento da concentração destes produtos em nossos alimentos tem um forte efeito sobre o meio ambiente e a nossa saúde, com uma crescente preocupação por parte das pessoas e das autoridades.

Os Alimentos Orgânicos como principal alternativa

Os custos dos alimentos orgânicos são mais caros porque gasta-se mais dinheiro e tempo para se formarem. Atualmente ainda precisamos de uma inspeção cuidadosa nos alimentos rotulados “orgânicos”. Existem algumas classes de produtos orgânicos nas prateleiras que se dividem da seguinte forma:

  • Feitos com ingredientes biológicos – Apenas 70% dos ingredientes devem ser orgânicos
  • Orgânicos – Pelo menos 95 por cento de ingredientes são produzidos organicamente
  • 100% orgânico – Nenhum ingrediente sintético é permitido por lei

O preço naturalmente é incrementado, dependendo de quanto “orgânico” o produto realmente é, e acrescenta assim alguns trocados indesejados no preço do produto. Muitos estão se voltando para os pequenos mercados de fazendeiros comuns nas pequenas cidades, onde em uma tarde de sábado ou domingo você pode comprar frutas e vegetais 100% orgânicos, sem se preocupar com grandes preços.

Apesar de todos os benefícios já apresentados sobre os alimentos cultivados organicamente, este tipo de produção ainda recebe questionamentos, como no caso em que a indústria orgânica foi duramente criticada pelo ex-chefe de fiscalização de alimentos do governo do Reino Unido: “Meu conselho seria não se preocupe com o orgânico, mas se preocupar com seus filhos a ter mais vegetais,” disse Sir John Krebs, diretor da Food Standards Agency, até abril de 2005. Ele também disse que não havia nenhuma evidência científica para provar que os alimentos orgânicos eram mais saudáveis que os convencionais.

Veja esse trecho retirado do site Jardim de Flores:

Vários pesticidas utilizados hoje em dia no Brasil estão proibidos em muitos países, em razão de consequências provocadas à saúde, tais como o câncer, as alergias e a asma. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1982, calculou em 1.400.000 o número de novos casos de câncer provocados por agrotóxicos. Além disso, os alimentos de origem animal estão contaminados pela ação dos perigosos coquetéis de antibióticos, hormônios e outros medicamentos que são aplicados na pecuária convencional querem o animal esteja doente ou não. Consumindo orgânicos protegemos nossa saúde e a saúde de nossos familiares com a garantia adicional de não estarmos consumindo alimentos geneticamente modificados.

Alimentos orgânicos são cultivados de forma simples, produzem novos empregos e aumentam a qualidade do solo. Você ainda sim acha que não vale a pena pagar um pouco mais?