Como Vencer o Nosso Comportamento Auto-destrutivo

Uma pessoa que é disposta a ter um comportamento auto-destrutivo também tem uma tendência para a auto-desestabilização. É muito importante compreender por que agimos de determinadas maneiras. Algumas pessoas parecem viver uma vida normal e saudável, mas sob essa aparência, o indivíduo pode desenvolver tendências a desestabilização de si mesmo. Se um indivíduo tem um padrão auto-destrutivo em seu comportamento, é importante buscar ajuda de um profissional.

Comportamentos auto-destrutivos podem ter diferentes formas, por exemplo, alguém que come demais pode apresentar um comportamento auto-destrutivo, e se alimenta muito porque possui ou já possuiu algum conflito emocional em sua vida. Por alguma razão, ele aprendeu a lidar com seu conflito pessoal através do alimento, isto é uma espécie de comportamento auto-destrutivo que leva à obesidade, problemas de saúde e podem até mesmo a uma morte prematura devido a complicações da obesidade envolvidas. Assim como qualquer transtorno, é importante que o indivíduo perceba esse comportamento para iniciar um tratamento.

Outro tipo de comportamento auto-destrutivo é o pensamento negativo. Este é um dos piores obstáculos que um indivíduo pode ter. Nesse caso também é importante aprender a usar o pensamento positivo para alcançar o sucesso em sua vida. Devemos lembrar que as pessoas têm possibilidades ilimitadas e o pensamento negativo apenas as impedem de vencer na vida.

Outro comportamento auto-destrutivo é violência física. Se uma pessoa foi abusada durante a infância, pode então procurar ter um relacionamento abusivo em sua vida. Isso pode se tornar muito perigoso e mortal prejudicando todos aqueles envolvidos no relacionamento. Várias mulheres e crianças morreram como resultado da permanência nessas situações abusivas. Se a pessoa está passando por uma situação de abuso, ela deve receber ajuda profissional ou procurar refúgio na família e nos amigos.

Um indivíduo que tem problemas de abuso, têm uma tendência a autodestruição. Esta pessoa está destruindo a si mesmo por cair em um comportamento totalmente negativo para ele. Devem, por vezes, entrar em um programa de reabilitação ou receber qualquer tratamento. Este é um problema que pode levar à morte, perda de emprego e até o carinho de seus entes queridos. Este é um dos problemas mais graves do pelo qual aquele com comportamento auto-destrutivo que pode passar.

É importante identificar os comportamentos que são negativos e procurar por uma mudança positiva. É bom que o indivíduo aprenda a reconhecer as recompensas e os benefícios que podem ser obtidos usando o comportamento positivo, isso pode ser feito com amor e apoio de pessoas que os amam.

Se você tem uma tendência a atitudes autodestrutivas, é importante fazer um olhar introspectivo em seu ser para entender o porquê. Esta é a única maneira que você pode conquistar a vida que você merece e deseja. Todos em algum momento de nossas vidas tínhamos um comportamento negativo, mas o importante é perceber em tempo, para que ele não se torne um comportamento permanente que nos prejudica em nossa vida diária. Isso faz parte do caminho que nós tomamos para o crescimento saudável de auto-iluminação própria e auto-desenvolvimento.

  • Adriano

    São quase 3 da manhã aqui aonde eu vivo (é fora do Brasil) e ainda não conseguí dormir devido ao mal-estar causado por complicações da diabetes que adquirí por comer demais. Meu pai era um gênio na matemática, uma pessoa querida por quase todos que o conheciam e, por algum motivo, se entupia de cigaros mesmo sendo consciente de seus malefícios, até que morreu de enfarto. Eu conseguí parar de fumar sem ajuda de ninguém (sim eu acredito em Deus) e abruptamente. Também parei de usar drogas depois de 21 anos ininterruptos, mais uma vez sem qualquer ajuda e sem nenhum sofrimento. Eu como demais, é irracional…
    Obrigado pelo artigo, que Deus o abençoe ricamente.

  • Felipe S. Teixeira

    Olá! Espero que este artigo tenha sido de alguma ajuda para você.Tudo pode ser superado se houver motivação e força de vontade. Obrigado