Como usar o Notebook sem Prejudicar a Postura

O computador se tornou uma ferramenta indispensável para o nosso dia-a-dia, ele é usado para trabalhar, para se divertir e para estudar. E para facilitar ainda mais a nossa vida, os notebooks foram criados, garantindo mobilidade a qualquer hora e lugar. No entanto, essa máquina, se usada inadequadamente, pode prejudicar o nosso corpo.

Isso porque o notebook atrai aqueles que ficam horas deitados na cama ou sofá, navegando na internet e como teclado e monitor ficam conectados, eles dificultam a digitação e facilitam o mau posicionamento postural.

Essa má postura pode causar problemas nos ombros, punhos, coluna e dor de cabeça. Para evitar esses transtornos, o melhor é usar o notebook de forma adequada, respeitando o nosso corpo, por exemplo:

  • Evite usar o seu laptop deitado, opte por colocá-lo em uma mesa para notebook, com espaço suficiente para que as suas pernas fiquem bem posicionadas e seus braços livres para se movimentar. O monitor deve ficar na altura dos seus olhos para diminuir o cansaço ocular.
  • Use teclado para o notebook na altura da mesa, para que seus braços  possam utilizar o apoio das cadeiras e os pulsos fiquem relaxados. Outro item importante é o encosto da cadeira que deve ser confortável, com inclinação de até 30º.
  • Utilizar o descanso para os pés aumenta o conforto, sendo ideal que as plantas dos pés fiquem no chão. Ao sentar-se, os joelhos devem ficar em um ângulo de 90º e os cotovelos devem ficar juntos ao corpo.

Tomando alguns cuidados, é possível utilizar o notebook, aproveitando todos os seus recursos e garantindo qualidade de vida para a sua saúde.

  • Realmente isto é importante, utilizei por 2 anos de forma errada o notebook e tive que fazer rpg por alguns meses por causa das dores nas costas…