Como Tirar o Nome do SPC e SERASA

Tirar nome do SPC e SERASA

Tirar nome do SPC e SERASA

Como tirar o nome do SPC e SERASA

Atenção a esse assunto. Sites e anúncios em jornais prometem limpar o nome das pessoas sem pagar a dívida, afirmando ser uma ação rápida e legal. Primeiramente, se o nome da pessoa está no cadastro é por um motivo, mesmo que não tenha sido possível evitá-lo, então a melhor forma de tirar o nome dessas listas é pagando o débito.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um órgão que protege os negócios empresariais, mas nem por isso fica do lado das companhias, pelo contrário, o SPC é um serviço de proteção e não de parceria, da mesma forma que o consumidor tem o PROCOM para auxiliá-lo na situação inversa. A SERASA (empresa centralizadora dos serviços dos bancos) faz a mesma coisa nos assuntos bancários. Veja como Consultar CPF.

As formas de limpar o nome no SPC e SERASA

Como já dito, o melhor modo de retirar o nome dos cadastros de devedores é quitando as dívidas. Caso a pessoa não tenha condições para isso, ela poderá entrar em contato com a empresa credora e tentar renegociar o débito. Se for feito outro acordo, o nome do inadimplente será retirado do SPC ou SERASA. Caso os novos pagamentos não forem efetivados, o CPF do cliente devedor volta a ser marcado junto aos órgãos.

A lei dá um prazo de 5 anos para que o cadastro “caduque”, ou seja, perca a validade. Nesse momento é preciso ficar atento para não haver outro cadastramento ilegal da pessoa. É preciso deixar claro que não é possível comprar o carro dos sonhos, por exemplo, deixar de pagar e esperar cinco anos para limpar o nome e ficar com o produto. Isso seria injusto com a empresa. Nesse caso o bem é tomado de volta e o nome fica sujo pelo prazo.

Pode acontecer de um CPF ser cadastrado no SPC ou SERASA sem haver uma dívida. Se esse for o caso, o consumidor deve procurar a justiça para limpar seu nome.