Como Ter Acesso aos Seus Contatos, Agenda e Favoritos a partir de Qualquer Computador, Inclusive de seu Smartphone?

Como ter acesso aos seus contatos, agenda de compromisso e favoritos a partir de qualquer computador conectado à internet, podendo sincronizar essas informações a qualquer momento, inclusive de seu smartphone?

Sincronizando-se com a nuvem

O primeiro passo antes de pular para a nuvem é lançar uma âncora no mundo concreto, ou seja, fazer um backup dos seus dados no seu computador pessoal. Usando o software específico de seu smartphone, salve seus contatos e sua agenda na sua máquina local. A maioria dos aparelhos oferece uma solução fácil para manter sincronizados esses dados entre o smartphone e o computador. E adote o hábito de, sempre ao chegar em casa, plugar o celular ao PC e sincronizar tudo. Quanto aos bookmarks, vale o mesmo conselho. No seu navegador preferido, exporte seus favoritos para seu computador local e habitue-se a repetir essa operação, digamos, semanalmente. Agora sim, estamos prontos para voar para a nuvem. Para isso, precisamos subir nossos dados para ela. A forma mais simples e barata é por meio de uma conta gratuita no Google, onde você gerenciará seus contatos (pelo Gmail) e sua agenda de compromissos (pelo Google Calendar).

O usuário de iPhone é um caso à parte

Se estiver disposto a pagar US$ 99 por ano, poderá usar o Mobile. Me (http://bit.ly/mbl_me), que é completíssimo e sincroniza e-mail, agenda, contatos e bookmarks com a maior facilidade. Se preferir a opção gratuita, vá a “Settings” / “Mail, Contacts, Calendars” / “Add Account” e crie uma conta que corresponda à sua conta Google acima mencionada. Tome o cuidado de, no iTunes, desligar a aba “Info” / “Sync Contacts with” se estiver ligada a opção “Google Contacts”.

Se não o fizer, seus contatos no telefone ficarão duplicados. Para usuários de Android, que automaticamente já possuem conta no Google, a vida é um mar de rosas. Basta associar sua conta ao telefone e a sincronização é suave e automática. Já para outros smartphones, a boa recomendação é o Google Sync (google.com/mobile/sync), que sincroniza mensagens, contatos e agenda com Blackberry, Nokia, Windows Phone e Symbian, este último por meio do padrão SyncML. Ficaram faltando os favoritos, mas esta é a parte mais fácil. Um só aplicativo — o Xmarks — é capaz de sincronizar os bookmarks de seu browser (Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Safari) com a nuvem. Para iPhone e Android, o aplicativo requer uma assinatura anual Xmarks Premium de US$ 12. Vale a pena. Como alternativa, existem apps gratuitos para sincronismo entre o seu browser e a sua marca de smartphone, mas aí é preciso buscar a solução que se aplica ao seu caso. Boas recomendações são ChromeSync (iPhone), ChromeMarks (Android), Firefox Home (iPhone e Android) e iTunes (para sincronizar com Internet Explorer).