Como Surgiu o Desenvolvimento Organizacional

Organização

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O Desenvolvimento Organizacional nasceu em 1962 e está ligado ao ser humano, ambiente de trabalho, organização e a relação do homem com o seu ambiente de trabalho. Ou seja está diretamente ligado a capacidade de se adaptar a um novo meio.

Toda organização, empresa no caso, é composta por indivíduos em diferentes funções, sejam cargos mais ou menos elevados, e esses indivíduos trabalham individualmente (cada um faz a sua parte) para realizar uma tarefa em coletividade. Ninguém trabalha sozinho, por exemplo, uma empresa de advocacia trabalha para clientes que querem resolver processos. Desde a recepção até o advogado passa-se uma série de profissionais, cada um com a sua função (a recepcionista, o estagiário, a secretária, o advogado), e todos ajudam no resultado final, satisfazer o cliente.

Assim, esse processo de desenvolvimento pode ser dividido em etapas: colheita de dados, diagnóstico, plano de intervenção e ação. O cumprimento dessas etapas promove um desenvolvimento organizacional que irá refletir positivamente em todas as etapas de uma organização e consequentemente no produto final, seja um produto mesmo ou um atendimento, por exemplo.

Primeiramente um mapa das informações/dados sobre a organização, após esse mapa deve ser feito um diagnóstico, ou seja, um relatório dos principais problemas encontrados no mapa primeiramente feito. Com o diagnóstico pronto é hora de elaborar um plano de intervenção, ou seja, o que precisa mudar, quando se deve fazer isso, de que maneira, ou seja, todo um planejamento para a intervenção, tudo com o propósito de intervir nos problemas organizacionais. E por último é necessária a ação, ou seja, por em prática todas as mudanças para então corrigir os problemas diagnosticados.

Esses problemas podem ser de todos os tipos, desde materiais até a maneira que é executado um serviço. Por exemplo um escritório de contabilidade pode ter problemas desde a escassez de produtos, como falta de canetas (coisa bem simples), grampeador e um computador potente e funcional, até problemas de resolução de questões de clientes, o operacional em si. Para detectar esses problemas são necessários estudos desse ambiente e uma boa colaboração da equipe, que deve ser sincera, para poder assim ajudar no desenvolvimento da organização.