Como se Tornar Um Promoter de Eventos?

Promoter de Eventos

Promoter de Eventos

Um promoter de eventos é responsável pela comercialização e realização de eventos ao vivo, como concertos, festivais ou jogos. Em outras palavras, um promoter de evento é um vendedor. Um promoter geralmente funciona como um contratante independente para diferentes empresas, em vez de trabalhar apenas para uma empresa ou organização (embora nada o impeça de ser contratado de uma só, ou ser dono da sua). Embora seja possível entrar para o ramo sem nenhum curso ou experiência, algumas dicas e cursos farão toda a diferença.

1. Faça contatos

Um promoter precisa ter desde o contato do dono da maior empresa da cidade, até o número do telefone celular pessoal do rapaz responsável pelo aluguel de geradores de energia. É possível que haja um promoter que se limite apenas a vender o evento, então o contato de investidores é suficiente. Mas o que ocorre geralmente é uma mesma pessoa vender e produzir o evento, sendo necessário o contato com todos os setores, desde as bebidas até o aluguel de gerador de energia.

2. Decida um interesse

Promoção de eventos envolve diferentes áreas. Por exemplo, se você estiver interessado em música, você pode querer se especializar em promover shows. No entanto, se você estiver interessado em festas, então você pode querer se especializar em planejamento de eventos sociais.

3. Consiga um diploma de bacharel

Embora o grau de bacharel não seja necessário, isso trará diversos benefícios. Aprofunde seus conhecimentos em uma área relacionada à promoção de eventos, tais como marketing, relações públicas ou negócios. Um bacharelado leva quatro anos para ser concluído. Você pode ter que cursas disciplinas não relacionadas ao seu objetivo, mas benefícios como estágios, networking e as diversas disciplinas voltadas para o seu objetivo, com certeza o transformarão em um profissional especializado e diferenciado.

4. Adquira experiência

Procure trabalhar com quem já está na área, como estações de rádio e outros promotores. Mesmo com um cargo de nível iniciante, será possível aprender muitas coisas que só acontecem no dia-a-dia dos profissionais. Dê preferência a trabalhos que permitem aprimorar as habilidades necessárias na promoção de eventos, por exemplo, atendimento ao público ou venda de produtos.

5. Procure outras pessoas

Participação em organizações e associações ajuda a formar network com outros promotores de eventos. Conecte com potenciais clientes. Você precisa participar de eventos, usar redes sociais e conversar com as pessoas sobre o trabalho, para que eles saibam que você está planejando um evento. Tornar-se um promoter de eventos bem sucedido dá muito trabalho. Há custos iniciais associados com o planejamento de um evento, você pode ter que pagar pelo aluguel de geradores de energia, antes de passar o custo para o cliente. E você precisa também construir um grupo de colegas de trabalho confiáveis e seguros, em quem você possa confiar. Seguindo essas dicas você já tem grandes chances de se tornar um promoter de eventos de sucesso.