Como se Apresentar em Uma Entrevista de Emprego

O nervosismo durante uma entrevista de emprego é comum entre os jovens, mas também pode deixar profissionais experientes aflitos com a situação. O primeiro passo para uma entrevista bem sucedida é conter o nervosismo. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e profissional que sabe lidar bem com a suas emoções terá maiores chances de ser selecionado.

Para passar uma imagem calma ao recrutador, evite gestos descontrolados e cuide com o tom de voz. Converse com calma, pronunciando as palavras de forma clara. As respostas longas deverão ser evitadas. Limite-se a responder apenas o que lhe foi questionado.

Entrevista de Emprego

Entrevista de Emprego

Procure se informar sobre o ramo de atuação e noticias recentes sobre a empresa. A internet é uma grande aliada. Esta pesquisa o deixará mais seguro para o dia da entrevista, pois saberá responder as perguntas adequadamente. Além disto, conhecer sobre a empresa irá mostrar ao recrutador que você está muito interessado em fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.

O controle da entrevista deve ser do recrutador, nunca o interrompa. A postura durante a entrevista deve ser diplomática, ouvindo e respeitando a opinião do recrutador. Evite supervalorizar os atributos de seu currículo, deixe o recrutador tirar suas próprias conclusões.

Contudo além do controle emocional, a imagem apresentada ao recrutador é muito importante e poderá ser crucial na escolha do candidato. É muito importante apresentar uma imagem de bons cuidados com a higiene pessoal. As mãos devem estar com as unhas tratadas e limpas. O cabelo deve estar cuidado, com um corte harmônico e formal. As roupas e sapatos devem estar limpos e devem ser formais e discretos. Evite utilizar qualquer peça ou acessório chamativo.

A pontualidade também é muito importante em um processo de recrutação. Procure sair de casa com antecedência e evite imprevistos. Apresentar-se no local de entrevista 15 minutos antes do horário marcado é o ideal. Esteja preparado também para perguntas indiscretas como “Quais são suas qualidades?”, “Quais são os seus defeitos”. Pense nas respostas com antecedência e não corra o risco de fornecer respostas impensadas ao recrutador. As perguntas deverão ser respondidas de forma direta e honesta, sem fugir do tema central da pergunta.

Em geral, a experiência profissional e a formação do candidato já foram previamente avaliados antes do contato para a entrevista de emprego. Portanto, a entrevista presencial com o recrutador será o momento da tomada da decisão. Por este motivo, é muito importante manter a postura profissional diante de todas as situações que você é colocado. Vá motivado à entrevista, apresente uma boa imagem pessoal e dê o seu melhor.

Com uma boa preparação e uma boa postura, você conseguirá se destacar dos demais candidatos e terá boas chances de ser selecionado. Após a entrevista, prepara-se para receber a resposta. Caso não conseguir a vaga, não se culpe. Revise criticamente seu comportamento durante a entrevista e procure entender o que o fez não ser selecionado. Em alguns casos, o motivo não tem relação com alguma ação sua, mas o seu perfil não era o que a empresa procurava. Continue a procura de oportunidades e mantenha o otimismo.