Como realizar a manutenção de decks de madeira?

Se você tem um deck de madeira em casa, saiba que é essencial fazer a manutenção regular da estrutura. Mesmo com os tratamentos e acabamentos que recebe durante o processo de montagem, é necessário dar uma atenção especial à plataforma.

Como realizar a manutenção de decks de madeira?

O material é mais suscetível a sofrer degradação por conta do clima, principalmente o sol ou chuva excessivos. Além disso, por ficar em uma área externa, a plataforma também fica exposta à ação de pragas, como cupins e ácaros. Logo, a manutenção é essencial.

Garantir a vida útil do seu deck de madeira depende de uma rotina regrada, que deve ser seguida com afinco. Isso sem contar que é preciso estabelecer um cronograma de visitas de profissionais especializados nesse tipo de serviço, pois, alguns procedimentos só podem ser realizados por especialistas.

Contudo, não pense que a manutenção da plataforma é um bicho de sete cabeças. Na verdade, muitos dos cuidados que devem ser tomados já fazem parte da sua rotina, só que em outros espaços, como salas, banheiros e cozinhas.

Dicas para manter o seu deck de madeira com cara de novo

Na hora de fazer a manutenção do seu deck de madeira, é muito importante tomar alguns cuidados básicos. Apesar de o material ser resistente e durável, alguns maus hábitos podem prejudicar sua vida útil, retirando importantes componentes de proteção.

  • Use produtos adequados: Não utilize qualquer tipo de produto de limpeza na hora de limpar o seu deck de madeira, pois eles podem conter componentes que acabem degradando, ao invés de conservar o material. O ideal é que você use produtos específicos para esse tipo de estrutura.
  • Faça dedetizações com regularidade: Mesmo que a sua plataforma tenha todos os acabamentos de proteção necessários, é muito importante fazer dedetizações com certa regularidade. Conforme o tempo passa, essas proteções vão se desgastando.
  • Evite produtos com efeito filme: Apesar de darem um aspecto mais bonito para o seu deck de madeira, a camada de filme prejudica a entrada dos componentes de limpeza. Logo, com o passar do tempo, eles não terão mais efeito.

Essas são apenas algumas dicas de como fazer a manutenção do seu deck de madeira. Tenha sempre em mente que essa rotina de cuidados é essencial não só para manter o aspecto da sua plataforma, mas também para garantir que ela tenha uma vida útil longa.

Por que a manutenção é importante?

Toda e qualquer construção precisa de uma manutenção. Contudo, no caso do deck de madeira, isso é ainda mais importante, pois você está lidando com um material relativamente suscetível à degradação climática e da ação de pragas.

Mais do que garantir a beleza e a vida útil da plataforma, ao fazer a manutenção regular, você estará garantindo a sua própria segurança. Lembre-se, para manter a qualidade do material, é necessário realizar esses procedimentos de rotina para evitar problemas futuros.

Serviço especializado em manutenção de decks de madeira

Além de fazer a manutenção diária da sua plataforma, uma boa opção é contratar, a cada seis meses, um serviço especializado nesse tipo de tarefa. Esses profissionais farão um tratamento mais profundo no material, garantindo que nenhum vão, por menor que seja, deixe de ser limpo.

Lembre-se, o seu deck de madeira está constantemente exposto a uma série de fatores, como, por exemplo, contato continuo com a água ou exposição ao sol. Logo, para manter a aparência de novo e garantir a vida útil longa da plataforma, é essencial que você faça uma manutenção de qualidade.