Como Organizar Sua Cozinha

A cozinha é um dos pontos mais frequentados da casa e pode acabar tumultuada, caso o espaço não seja bem planejado. Por isso, a disposição dos móveis e eletrodomésticos devem permitir que o fluxo no cômodo seja fácil.

Como Organizar Sua Cozinha

Como Organizar Sua Cozinha

Armários muito grandes nem sempre são necessários, se a cozinha for pequena, alguns utensílios podem ficar pendurados ou ser guardados em prateleiras, como batedores, frigideiras taças e outros.

Eletros, como liquidificador e sanduicheira, podem ser postos dentro de armários ou em prateleiras fixas nas paredes, liberando espaço para eletros embutidos, como microondas ou forno elétrico.

Já a geladeira, a pia e fogão devem, de preferência, estar próximos uns aos outros para facilitar o preparo dos alimentos. No entanto, o fogão não deve ficar próximo ou outros fornos.

Outro detalhe importante da organização da cozinha são as tomadas. Como a maioria dos aparelhos são movidos a energia elétrica, é preciso ter várias tomadas em lugares estratégicos à disposição.

A mesa da cozinha nem sempre precisa ser uma mesa. Para aproveitar o espaço, é possível substituí-la por um balcão, onde é possível fazer as refeições e prepará-las.

Organize seus potes plásticos e copos por tamanho e, se possível, guarde-os sempre com tampas. Talheres e, principalmente, copos devem estar sempre acessíveis. E caso tenha crianças em casa, guarde objetos como facas e garfos em gavetas difíceis de abrir.

Alguns detalhes podem fazer de sua cozinha um espaço bem organizado e prático.