Como ocorre a Germinação das Sementes

A germinação da semente é uma das fases mais importantes na vida das plantas. A semente é o primeiro passo para o desenvolvimento da planta, desta forma uma semente é como uma pequena cápsula, que contém um embrião em vida latente dentro dela. A vida dentro das sementes se mantem graças às fontes e reservas de alimento e água, que mantém o embrião dentro dela vivo.

Sem condições ambientais favoráveis, a semente fica dormente ou em estado inativo. Quando as condições externas se tornam favoráveis, o processo de metabolismo é iniciado e as sementes germinam. Ela agora está pronta para crescer e se tornar uma planta adulta.

Então, simplesmente, a germinação é um processo que inclui várias mudanças que ocorrem a partir da semente inativa até o momento em que condições externas favoráveis são fornecidas para que a semente brote.

Então, o que acontece durante a germinação?
Várias mudanças ocorrem durante a germinação. É durante o processo de germinação que o embrião das sementes começa a se desenvolver. O processo de germinação pode ser dividido em duas etapas:

  • Embebição: Este é o primeiro passo no processo de germinação das sementes, em que a semente absorve água. Quando a água é fornecida para as sementes, externamente, uma condição ambiental favorável é criada e as sementes tornam-se ativas, porque seus componentes são hidratados. Posteriormente, a semente incha. Ele incha até um ponto que faz com que o revestimento da semente se quebre. E a partir desta abertura a semente da vida nasce sob a forma de uma raiz.
  • Respiração: Quando as condições externas favoráveis são fornecidas para a semente, o processo metabólico é provocado, inicialmente, na ausência de oxigênio. Após certo período de tempo, os processos de metabolismo passam a ocorrer na presença de oxigênio.

Assim, no processo de germinação, a semente brota com as raízes se formando primeiro e depois as folhas logo em seguinte. O processo de germinação chega ao fim quando a muda tem usado todas as reservas armazenadas que estavam contidas na semente. O final de germinação marca o início da fase de estabelecimento da planta.