Como Motivar uma Equipe

Motivação e Estímulo

Motivar uma equipe

O treinamento motivacional deve ser parte de um plano que prevê meios de realização pessoal contínua.

Como motivar uma equipe

Muitos líderes ficam frustrados porque já tentaram todos os meios para manter sua equipe motivada sem sucesso. Aumentaram os salários, ofereceram boas condições de trabalho, ofereceram treinamentos, tentaram de tudo, mas as pessoas parecem bonecos de cera, e não se empolgam com nada. Já os funcionários de uma outra empresa trabalham com o corpo e a alma, mesmo enfrentando mais dificuldades.

Motivar uma equipe com treinamentos motivacionais envolve muito mais que vantagens financeiras. Envolve:

  • Realização de planos pessoais. As pessoas possuem planos para sua vida pessoal, que envolvem relacionamentos com outros, casamento, crescimento financeiro, reconhecimento profissional, crescimento profissional, superação de seus limites pessoais, satisfação pessoal, dentre outros. Um gestor de equipes precisa saber quais são os sonhos de sua equipe para mantê-la motivada. Tem que usar técnicas para descobrir isso.
  • As pessoas não se satisfazem apenas com vantagens financeiras. A superação de limites, a realização pessoal e profissional podem ser mais importantes para algumas pessoas. Se uma empresa oferece vantagens mas não atribui o mérito às pessoas, pode ter funcionários ricos e frustrados. Claro que as pessoas querem ganhar bem. Mas precisam também de reconhecimento e respeito. Se você fizer uma pesquisa nas empresas sobre o que as pessoas mais desejam vai ver que “ter o trabalho reconhecido” está entre as principais respostas. E isso não custa muito dinheiro.
  • As pessoas querem ter segurança. Isso envolve segurança física e estabilidade. Sentir-se seguro significa acreditar na solidez do emprego, na certeza de reconhecimento, na justiça de seus líderes. Ninguém trabalha satisfeito se souber que seu trabalho não terá reconhecimento e valor.
  • As pessoas querem desafios. Realizar trabalhos repetitivos e pouco estimulantes frustra as pessoas e tira sua motivação. Um certo nível de estresse e dificuldade estimula emotiva as pessoas. É preciso deixar que as pessoas disputem posições e tratar de premiar justamente aqueles que se superam pelo esforço, e criar condições para os mais fracos chegarem também ao sucesso. Como visto, motivação é algo que acontece o tempo todo na gestão de equipes.