Como Montar Uma Padaria?

O ramo da panificação é muito concorrido, mas ainda há pessoas que querem montar uma padaria. Trata-se de um segmento0 que pode dar lucro a médio e longo prazo, mas é preciso determinação e planejamento e não só os equipamentos, que incluem fornos, amassadeiras, embaladora a vácuo e outros. Saiba o que é necessário para montar uma padaria e como se posicionar no mercado.

Os equipamentos básicos e mão de obra

PanificadoraSão necessários vários equipamentos para dar suporte ao negócio e incluem: forno, amassadeiras, batedeiras, divisoras de massas, utensílios para confeitaria, assadeiras, balanças, prateleiras, freezers, embaladora a vácuo, balcão, mesas com cadeiras, mesas de preparo e demais móveis.

A equipe contará com 5 a 12 pessoas e dependendo do tamanho do empreendimento até mais. Pode colocar na lista um ou dois padeiros, atendentes, funcionário para a limpeza e o caixa. Vale ressaltar que serão dois turnos, pois a legislação não permite que os trabalhadores executem jornadas longas de trabalho e como o horário de funcionamento é geralmente das 6:00 da manhã às 10:00 da noite, de domingo a domingo, inclusive feriados, não será possível manter somente um turno de trabalho.

Ao escolher as pessoas que irão fazer parte da equipe, dê preferência por quem já tem experiência no atendimento em padaria e que tenha uma relação harmoniosa com os clientes. Além disso, busque atender o cliente de forma espirituosa, pois a relação entre ambos pode ser importante para seu retorno, pois tem gente que não volta a um estabelecimento se não for atendido com educação.

O que oferecer

Antes de abrir o estabelecimento é importante traçar um perfil dos moradores da região e levar em consideração o fator localização fará a diferença. As padarias são competitivas e a concorrência pode ser acirrada se houver outras no local e se for este o caso, a sua deverá ter diferenciais para conquistar o freguês. Estude bem o ponto que deseja montar o seu negócio, buscando sempre atender o público da região ou um público específico, como uma escola próxima ou órgão público em que as pessoas passam muito tempo esperando. Se for esse o caso, preze também por oferecer lanches rápidos.Panificadora

Dependendo do local é possível oferecer diferentes produtos.  Por exemplo, se a padaria for instalada em um local em que a população possui alto poder aquisitivo, você pode oferecer produtos importados, vinhos, queijos e outros. Já padarias em pontos comerciais podem oferecer lanches rápidos ou mesmo um bar, pois é permitida a venda de bebida alcoólica. Por fim, se a padaria for aberta em um bairro residencial, além dos pães, a padaria pode oferecer produtos de mercearia, como enlatados, alimentos de preparo rápido e outros.

Divulgação

A divulgação e publicidade da padaria podem ser feitas como outros estabelecimentos ou mesmo boca a – boca. O interessante é despertar a curiosidade dos clientes e oferecer promoções de abertura, por exemplo. É importante solicitar a consultoria do Sebrae ou outra consultoria para dar apoio ao estabelecimento, inclusive na legislação e nos encargos a serem pagos. Também será necessário o serviço de um contador, que auxiliará no pagamento dos funcionários e também pode ajudar em como investir.