Como Montar Um Quarto para Idosos

Montar um quarto para idosos

Montar um quarto para idosos

Um quarto para uma pessoa idosa não pode ser de qualquer jeito, é preciso de um pouco de adaptação para tornar a vida, de quem já viveu tanto tempo e carrega além de experiência, a sabedoria de vida, um pouco mais confortável e segura.

Confira algumas dicas

O quarto deve ser um lugar confortável, limpo e muito bem arejado, deve oferecer excelente iluminação, principalmente se o idoso exerce alguma atividade manual ou mesmo o hábito da leitura.

O ambiente deve estar livre de umidade, e do frio, caso a residência seja em alguma localidade de frio mais rigoroso, é imprescindível o uso de aquecedores elétricos de ambiente. A dica também vale para o inverno de qualquer região. O piso também não deve ser frio, melhor optar pelos pisos de madeira. Os idosos são muito suscetíveis a gripes, resfriados e pneumonias, em decorrência da baixa imunidade, causada pela idade mais avançada.

O local deve estar livre para circulação não contendo muitos objetos que possam ocasionar tropeços e quedas. Os móveis do quarto não devem ter os cantos pontiagudos, e se não for possível trocá-los coloque proteções nos mesmos. Estantes e armários devem estar bem fixos as paredes, para que em caso de desequilíbrio os idosos se vierem tentar se apoiar nos móveis, os mesmos não caiam por cima deles.

As tomadas também devem estar colocadas mais altas do chão do que de costume, evitando maiores esforços. Tv’s e rádios também devem estar bem posicionados. Um interruptor deve estar próximo à cama evitando que a pessoa se levante no escuro e se machuque.

O banheiro é um local que devemos ter bastante cuidado, deve conter água aquecida, uma dica é utilizar aquecedores a gás, oferecem muito mais benefícios. O banheiro também deve conter corrimãos no box, o piso deve ser antiderrapante e mesmo assim conter tapetes específicos para que não haja nenhum risco de queda. Muito cuidado com tapetes em outras áreas do quarto, é melhor evitá-los pelo mesmo risco e também pelo acúmulo de poeira que podem causar alergias ou outros problemas respiratórios.

Colocar um relógio digital com os números grandes pode facilitar a visão. Como precaução, coloque uma lanterna em lugar acessível para uma possível falta de energia elétrica. São cuidados obrigatórios para o bem estar de um idoso. Seguindo estas dicas de segurança é possível reduzir em muito a chance de acidentes domésticos envolvendo pessoas idosas. Cuide com carinho de quem sempre cuidou muito bem de você.