Como melhorar a velocidade de carregamento de um site?

Na fase de criação de sites, uma preocupação que é preciso considerar é a velocidade de carregamento das páginas. Isso é importante por dois motivos. O primeiro deles é que nunca tivemos usuários tão imediatistas e exigentes quanto agora, e uma página que demora mais de alguns segundos para carregar pode ser trocada pela página do concorrente, o que é péssimo para os negócios. O segundo motivo é o fato de que a velocidade de carregamento do site é um dos fatores levados em consideração pelos mecanismos de busca para o ranqueamento. Sites lentos tendem a ocupar posições inferiores.

Como melhorar a velocidade de carregamento de um site?

Diante da importância desse fator, confira alguns meios de otimizar a velocidade de carregamento de sites:

Otimização de imagens

As imagens costumam ser os elementos mais “pesados” de uma página na web. Por conta disso, é importante controlar a quantidade de imagens utilizadas no site. Contudo, sabemos que, especialmente em sites corporativos e e-commerces, elas são essenciais e não podem faltar. Por isso, a dica é compactá-las, reduzindo o seu tamanho.

Eliminação de itens desnecessários

É preciso analisar a estrutura do site e manter apenas aquilo que é essencial ao seu bom funcionamento. Plugins, extensões e scripts externos que não são necessários podem ser eliminados, pois ocupam espaço. Recursos visuais ou de áudio também podem ser bastante atraentes, mas deixam as páginas mais pesadas, o que atrapalha tanto a experiência do usuário quanto o ranqueamento no site de buscas. Especialmente na era do mobile, é preciso ser leve.

Escolha de hospedagem

Outro aspecto determinante no sucesso de um site é a hospedagem escolhida, pois ela armazena todos os arquivos. É preciso contratar um servidor de qualidade e confiança, que garanta não só a segurança das informações do site, como também uma boa performance, com velocidade aceitável.

Revisão de códigos

É preciso limpar os códigos do site, pois sempre há códigos desnecessários atrapalhando a performance do site e deixando os arquivos mais pesados. Há programas de compactação desses itens, mas revisar os códigos eliminando espaços em branco e trechos desnecessários de html e Javascript já ajuda bastante.

Habilitação de Cache

O cache é um recurso digital que produz uma cópia idêntica de uma página gerada anteriormente. Esse recurso é importante porque, com as informações já armazenadas, o site não precisa ser completamente recarregado. Dessa forma, a carga do servidor é reduzida, o que aumenta a velocidade de carregamento das páginas.

Testes e mais testes

Há algumas ferramentas e sites disponíveis na internet, atualmente, que possibilitam que sejam realizados testes de desempenho e velocidade. Algumas delas não só aferem a velocidade de carregamento das páginas, como também permitem que você descubra onde estão os itens que estão tornando o site mais lento. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas, que otimizem a performance do site.