Como Manter Ossos Fortes, Memória Afiada e Movimentos Precisos

Ossos fortes, memória afiada e movimentos precisos

Ossos fortes, memória afiada e movimentos precisos

É possível envelhecer mantendo a energia e disposição para as atividades que lhe trazem prazer, de forma saudável. O segredo de tudo isso é uma alimentação balanceada, capaz de oferecer todos os nutrientes necessários que seu corpo precisa.

Na terceira idade, o metabolismo fica um pouco mais lento, com isso nem sempre é possível ter benefício em todos os alimentos. Graças a isso, existe a suplementação que reforça a saúde, prevenindo problemas dos músculos e ossos mais frágeis, mantendo também a memória afiada. Vitaminas e minerais são extremamente importantes.

Confira e dê um levante na sua dieta caso você tenha mais de 50 anos

Zinco

Com a meia idade chegando, ocorre uma diminuição natural da imunidade, o zinco ajuda a reforçar. Uma boa fonte de zinco tem em alimentos, como nozes, castanhas, carnes e arroz integral.

Cálcio

O desgaste ósseo acaba levando ao desenvolvimento da osteoporose na terceira idade.  Alimentos com fontes de cálcio, como o gergelim e folhosos verde-escuros agem na prevenção de doenças como osteoporose e osteopenia.  O cálcio é fundamental para manter o ritmo cardíaco, para a saúde do cérebro.

Vitamina D

A vitamina D, é necessária para que o organismo consiga absorver o mineral e aproveitá-lo. Ela metaboliza o cálcio no osso. A reposição de vitamina D precisa ser feita com muito cuidado.  Em grande quantidade esse nutriente pode levar a pessoa a ter cálculos renais. Para obter essa vitamina, deve-se tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia. Outra opção é consumir cápsulas de óleo de fígado de bacalhau.

Fibras

Muitos idosos sofrem de prisão do ventre, devido aos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como os usados no controle de diabetes e hipertensão, e a diminuição no consumo de alimentos mais ricos em fibras. Linhaça, farelo de trigo, de arroz, de aveia podem ser adicionados às frutas ou no mingau e são boas fontes de fibras. Não pode se esquecer  que é preciso beber ao menos 1,5 litro de água por dia.

Potássio

O potássio é eficiente no combate à prisão de ventre. Alguns alimentos ricos em potássio são: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.

Ômega-3

O ômega-3 age na matéria cinzenta do cérebro, estimulando a comunicação entre as células nervosas. Com isso, há prevenção de doenças como o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e de concentração.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas B1, B6, B12 e ácido fólico atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Elas fortalecem o sistema imunológico e mantém o cérebro saudável por proteger os tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar as células nervosas. As principais fontes são os cereais integrais, leguminosas em geral, oleaginosas e sementes.

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