Como Lidar com Hemorragias Graves

Como Lidar com Hemorragias Graves

Como Lidar com Hemorragias Graves

A situação de bastante difícil. Você tem diante de si um acidentado no trânsito. Geralmente é um motociclista imprudente e que acha que as vias da cidade são pistas dos jogos de motos. Quando não estamos envolvidos diretamente com o acidente, nossa preocupação é apenas a de socorrer o acidentado e nessas horas é importante ter algumas noções de primeiros socorros, pois o resgate, dependendo de onde ocorre o acidente vai demorar um pouco.

Ao atender um caso de ferimento com hemorragia grave, a prioridade é estancar o sangue, mas não esqueça que a respiração e o pulso da vítima também devem ser observados. No caso de ferimentos na cabeça, na boca e no pescoço, as vias respiratórias podem ser obstruídas. Além disso, a vítima pode entrar em estado de choque e perder a consciência.

O que fazer

1. Chame o atendimento médico de emergência.

2. Remova a roupa da vítima para poder cuidar do ferimento.

3. Utilizando uma gaze esterilizada, um pano limpo, ou apenas as mãos, faça pressão diretamente sobre o ferimento por, no mínimo, 10 minutos. Se não for possível pressionar em cima do ferimento, aperte dos lados, fechando-os com os dedos.

4. Se isso não resolver, aplique pressão indireta, através de pressão nas artérias.

5. Não use torniquetes de espécie alguma. Isso pode prejudicar ainda mais a lesão.

6. Levante o membro lesado acima da altura do coração para diminuir o fluxo de sangue. Deite a vítima, se for o caso, e mantenha o membro com hemorragia para o alto.

7. Após controlar a hemorragia, lave o ferimento e aplique um curativo, verificando se a circulação no local está normal.

8. Verifique a respiração e o pulso.

Como se sabe, a melhor opção e mais correta é a de esperar pelo resgate, mas inúmeras vezes não estamos num lugar que ofereça pronto socorro por parte de uma equipe especializada. Guarde sempre o telefone do pronto atendimento e conheça bem o lugar por onde está andando no caso de ser um passeio de moto com os amigos no final de semana.