Como Investir em Ações na Bolsa de Valores

Você tem ideia de como se investir em ações na bolsa de valores?

Muitas pessoas só investem em cadernetas de poupança por não terem o conhecimento necessário de como se pode ganhar uma rentabilidade bem superior com o seu capital investido. Muitas pessoas escutam falar sobre as ações da bolsa de valores e escutam dizer que muita gente ganha e perde muito dinheiro na bolsa e associam isso que investir na bolsa é um sinônimo de alto risco e por medo muitos não querem arriscar o seu dinheiro comprando ações na bolsa.

É arriscado comprar ações na bolsa de valores?

Investir em ações significa que você está comprando um pedaço de uma empresa que desejar, ou seja, se você quiser ser sócio do Banco do Brasil que é negociado na bolsa com o código bbas3, é só mandar uma ordem de compra de quantas ações deseja comprar. Exemplo: Se a ação estiver sendo negociada a 25 reais cada uma e você deseja comprar 100 ações vai desembolsar 2500 reais mais uma pequena taxa que costuma variar de 0,5 a 2% do valor total da compra. Essa taxa se chama corretagem, isso é a comissão que a corretora de valores costuma cobrar para quem quiser adquirir ações na bolsa. Uma boa notícia é que essa taxa só é paga uma vez assim que se compra as ações, e as ações sempre serão suas, enquanto o banco existir ou se você nunca quiser vender as ações. Você só vai pagar a taxa novamente se um dia resolver vender as suas ações.

Para se ter uma ideia para quem comprou ações dos grandes bancos brasileiros que são o Itaú, Banco do Brasil e Bradesco no ano de 2000 e manteve essas ações até hoje obteve uma extraordinária valorização de mais de 1000% fora os dividendos recebidos.

O que são dividendos

Dividendos são os lucros que as empresas são obrigadas a repassar aos investidores, no mínimo 25% segundo a lei brasileira, e o restante do lucro a empresa usa para investir nela mesma para continuar sempre crescendo. Muito superior aos rendimentos da poupança, não é mesmo?

Muito cuidado ao escolher as ações que deseja comprar

Nunca vá no palpite de amigos ou outras pessoas sobre em qual ação investir, afinal existem muitas empresas que não dão lucros e acabam quebrando e isso leva a muitos investidores de ações a perder muito dinheiro. Consulte sempre um profissional e diversifique comprando mais de um tipo de ação para não se correr tanto risco, ou seja, nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.

Investir em ações na bolsa de valores

Investir em ações na bolsa de valores

Como eu compro ações?

É só você abrir uma conta em alguma corretora de valores, existem várias corretoras que são interligadas com a bolsa de valores, e você abrindo a conta em alguma corretora terá um profissional que sempre vai te orientar como investir bem o seu dinheiro. Essa conta da corretora sempre ficará vinculada a sua conta corrente pessoal do banco no qual você tem conta. Procure uma boa corretora de valores, é só pesquisar na internet e aparecerá várias opções.

Só invista dinheiro na bolsa de valores para o longo prazo.

Se você decidir investir em ações só invista o dinheiro que não vá precisar durante pelo menos 5 anos porque as ações flutuam muito de preço todos os dias, a ação que estava 25 reais ontem, podem estar 24 reais hoje ou terem se valorizado para 26, mas no longo prazo sempre tendem a terem valorizações espetaculares. Mas atenção: só invista em ações de empresas que tendem a crescer e sempre peça orientação ao profissional da sua corretora de valores, assim as suas chances de se ganhar muito dinheiro em 10 ou 20 anos são muito grandes.