Como Instalar Piso Laminado – Veja Algumas Dicas Aqui!

Instalação de pisos - Pisos laminados

Como Instalar Piso Laminado

Para a reforma de uma casa, tudo deve ser planejado minuciosamente, até mesmo na sujeira produzida (sobras de passos necessários para o embelezamento dos ambientes). No caso da instalação de pisos, em especial, existe um tipo muito versátil – o piso laminado – pois também pode ser instalado como revestimento de paredes e sua instalação é de forma rápida e limpa, sem causar sujeira, por não haver a necessidade de quebrar o piso já existente.

Alguns cuidados na hora da instalação devem ser observados para que o piso fique perfeito e muito bonito. A primeira etapa consiste na aplicação de uma manta protetora sobre o piso já existente, ou ainda sobre o contrapiso, para prevenir que as placas de laminados, absorvam umidade do chão. Algumas empresas especializadas torna obrigatória a instalação da manta protetora, pois se houver contato do laminado com a umidade do piso, pode apresentar problemas de vários tipos, o que perderia a garantia do produto junto ao fabricante.

O piso laminado é composto por pranchas, que contem em suas laterais, dois encaixes macho e fêmea. Além de ser um encaixe firme, é necessário o uso de uma cola que será indicada pelo fabricante, para selar e impermeabilizar as placas. Para garantir que o piso não envergue como um problema de dilatação, que pode ser causado por calor ou umidade, deve ser observado que, ao redor de todo o piso laminado junto das paredes, seja deixada uma junta de dilatação de aproximadamente um centímetro e meio. Isso serve para impedir que absorva a umidade das paredes, evitando assim, a deformidade do material.

É bom lembrar, afim de garantir o produto instalado, que o contrapiso onde será instalado o laminado, esteja livre de sujeiras, pó, umidade, além de estar nivelado, pois pode ocasionar o rompimento da manta com o passar do tempo. Existe no mercado, alguns tipos de pisos laminados que dispensam o uso da cola, pois o fabricante garante não haver essa necessidade, visto que as bordas macho e fêmea encaixam se perfeitamente. Por isso analise bem as instruções fornecidas pelos fabricantes, antes da aquisição do mesmo.

Há uma variedade muito grande de pisos laminados a ser escolhida, na maior parte, a cola faz parte da beleza e durabilidade do produto, tanto que já vem acompanhando o piso na hora da compra. Pesquise e compare antes de fazer a escolha.