Como instalar abajures em casa?

O abajur é um elemento que dá muito mais charme à decoração de qualquer ambiente! Por isso, é importante de saber instalá-lo em lugares específicos. Confira, a seguir, neste artigo, dicas de como instalar um abajur de cristal em casa.

Este item extremamente charmoso é também muito antigo. Ultrapassou os séculos até chegar aos abajures que conhecemos hoje. O abajur pode ser usado como elemento de iluminação e também como objeto decorativo.

Saiba mais sobre a maneira correta de instalar um abajur em casa e aproveite todas as funcionalidades deste lindo objeto.

Como instalar abajures em casa?

A origem do abajur

O abajur tem a sua origem no século XVI nas ruas do centro da cidade de Paris. É claro que ele era totalmente diferente do que conhecemos hoje, porém seu objetivo continua o mesmo: produzir uma luz suave.

Inclusive, a palavra abajur vem do termo francês abat-jour que significa quebra-luz ou abaixar a luz. A principal função deste objeto é atenuar a intensidade da luz e criar um ambiente com a iluminação diferenciada e misteriosa.

Um exemplo são os modelos de abajur cristal, que podem ser considerados um dos mais amados, uma bela forma de quebrar a luz com classe e elegância em qualquer lugar. 

Dicas para a instalação de um abajur 

Separamos 5 dicas essenciais para você instalar um abajur em casa e deixar qualquer ambiente muito mais lindo. Confira a seguir:

Escolha o modelo ideal para o ambiente

O tamanho da cúpula e base de um abajur é definido pelo ambiente onde ele será colocado. Você deve ter noção do espaço disponível para não errar no momento de usar o abajur.

Como o abajur deve ter relação com o espaço onde será colocado, você pode optar por um abajur de chão grande em ambientes grandes, como uma espaçosa sala de estar.

Caso o cômodo seja minimalista, invista em um item sóbrio e neutro. Caso seja um home office, o abajur pequeno é perfeito para ser colocado em cima da mesa e auxiliar no trabalho.

Combine com a decoração

O abajur também é um elemento decorativo! Por isso, é interessante procurar equilibrar os seus formatos e cores com o restante do ambiente para criar composições harmônicas e bonitas.

Uma decoração de quarto romântica e suave, por exemplo, fica muito melhor sendo complementada por um abajur cristal. Se o caso for um quarto moderno, abajures de formas geométricas são mais indicados.

Inove usando o abajur em lugares inusitados

Que tal inovar criando algo diferente? Ao invés de colocar o abajur em lugares habituais, use-o em outros ambientes. Saia do comum e crie uma decoração única e pessoal.

Apostar em um abajur para o seu lavabo, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso. Ele deixa esse ambiente mais aconchegante e elegante, mas lembre-se de que há modelos mais adequados para este espaço.

Você também pode apostar em modelos rústicos e diferenciados para decorar o seu jardim, desde que o abajur seja complementar à decoração do local e não “brigue” com outros elementos decorativos. 

Utilize a lâmpada adequada

A iluminação dos cômodos de uma casa é diferente e a luz usada nos abajures deve seguir o mesmo padrão. O quarto, por exemplo, pede uma iluminação com cores amarelas para dar a sensação de aconchego.

Já no home office, por ser um lugar onde as pessoas trabalham e precisam de concentração e foco para a leitura, a luz mais indicada é aquela que possui cores frias.

A dica nesses espaços é apostar em abajures neutros. O abajur cristal é uma boa opção, pois devido à sua cúpula clara, ele reproduz qualquer tipo de intensidade de iluminação sem interferências.

Atenção às instalações elétricas 

Antes de definir o modelo, estilo e cor do abajur, um detalhe fundamental deve ser observado: a presença de pontos de iluminação! Não adianta nada possuir um belo abajur e não ter como ligá-lo na tomada.

Se for necessário, contrate um eletricista para te ajudar com a criação de pontos de energia que disfarcem os fios, que podem estragar a beleza da decoração do ambiente.

Instalar um abajur corretamente é uma ótima forma de aproveitar a beleza e funcionalidade deste objeto. Caso tenha insegurança em usá-lo, aposte no abajur cristal, que combina com tudo, e crie uma decoração incrível.